
A direção do Inter aprovou o novo formato de disputa do Gauchão, que, já em 2026, terá mudanças em relação ao que vinha sendo visto nos últimos anos. Em sintonia com as alterações de todo o restante do calendário brasileiro, o estadual terá menos datas e iniciará no dia 11 de janeiro, com final prevista para o dia 8 de março. Na primeira fase, serão dois grupos de seis, com os quatro melhores avançando às quartas.
“A evolução do calendário brasileiro fez com que a federação tivesse que adequar as datas, mudar a fórmula do campeonato e de forma que contemplou aquilo que é possível ser feito e nós viemos aqui para corroborar com as decisões que foram tomadas, questionamos algumas questões mais simples, pontuais, mas acho que ficou de bom tamanho”, avaliou o presidente colorado Alessandro Barcellos, à Rádio Gaúcha, em fala recuperada pelo Resistência Colorada.
“Foi distribuído os grupos e os confrontos e agora com um pouco mais de tempo a federação deve liberar a tabela completa, mas já sabemos quem são os adversários que jogarão em casa, que jogaremos em casa e que jogaremos fora, está bastante equilibrado em termos de distâncias e acho que essa foi uma preocupação importante que a federação tomou para ela e conseguiu contemplar e de formas que a gente espera que seja também um grande campeonato”, ampliou.
+ Guerrinha admite má fase e diz ter a solução para Bernabei no time do Inter
Mais detalhes de disputa do Gauchão
O Grupo A terá Inter, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe fará seis jogos na primeira fase, todos eles contra equipes da outra chave. Times do mesmo grupo não se enfrentam na fase inicial. Depois das quartas, a semi e a final serão jogadas em duelos de ida e volta.
Os times eliminados nas quartas jogarão a Taça Farroupilha — também realizada em semifinais e finais com jogos de ida e volta —, para decretar um representante gaúcho na Copa do Brasil 2027. Por fim, as equipes que ficarem na 5ª e na 6ª posição dos seus grupos na primeira fase jogarão um quadrangular em turno e returno para disputar a permanência no Gauchão Série A1, sendo que os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2 de 2027.
Resumo do próximo Gauchão:
Formato: 12 clubes
Início: 11 de janeiro
Final: 8 de março
Fórmula: Grupos A x B (turno único)
Classificação: Os 4 melhores de cada grupo avançam
Quartas: jogo único dentro dos grupos, empate leva aos pênaltis
Semifinais e final: ida e volta
VAR: previsto desde a primeira fase
+ Clube europeu se movimenta para contratar Vitão, do Inter; zagueiro se manifesta


Acompanhe em tempo real tudo sobre o clube: lances, vídeos, imagens exclusivas, entrevistas, coletivas, curiosidades e muito mais. Basta seguir o nosso canal no WhatsApp e não perder nenhum detalhe.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









