A rodada que antecede o Gre-Nal mudou a posição de Grêmio e Inter na tabela e, para Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, aumentou ainda mais a tensão em torno do clássico de domingo (11), na Arena. O Colorado venceu o Corinthians por 2×1 no Beira-Rio e chegou aos 31 pontos, enquanto o Tricolor sofreu o empate em 1×1 com o Remo no fim e ficou com 30.
O resultado colocou o Inter na 17ª posição e empurrou o Grêmio para o 18º lugar. Na avaliação de Guerrinha, a inversão entre os rivais muda principalmente a obrigação gremista no confronto direto. Para ele, um empate pode até ser administrável pelo Colorado, mas não atende à necessidade do time de Renato Portaluppi.
“O Grêmio acabou entregando o ouro no finalzinho lá e agora ficou atrás do Inter. Então, o que vai acontecer? O Gre-Nal pegou fogo. O Gre-Nal, agora, um empate não é bom negócio para o Grêmio. Pode ser até um bom negócio para o Inter, mas para o Grêmio não é. E o Grêmio vai fazer de tudo para ganhar o Gre-Nal”, avaliou Guerrinha.
A análise reforça uma preocupação que o comentarista já havia apresentado antes da rodada. Em setembro, Guerrinha tratou o Gre-Nal como um jogo decisivo para a permanência do Grêmio na Série A. Agora, a configuração da tabela deixou os rivais separados por apenas um ponto dentro do Z4.
Guerrinha prevê Gre-Nal nervoso entre Grêmio e Inter
Mesmo com a vitória colorada sobre o Corinthians, Guerrinha não entende que o resultado tenha eliminado os problemas do Inter. Na avaliação do comentarista, as duas equipes continuam em momento delicado e isso torna o clássico ainda mais imprevisível.
“O Gre-Nal é um jogo imprevisível, a gente não sabe o que vai acontecer, ainda mais nessa fase em que os dois não estão bem, nem o Grêmio nem o Inter. Apesar da vitória, o Corinthians teve até a chance de ganhar o jogo, o Corinthians deu três bolas na trave no Inter. A coisa boa da noite foi a vitória”, afirmou.
O jornalista espera, por isso, uma partida marcada pelo peso da tabela e pela necessidade de resultado dos dois lados.
“Certo é que nós vamos ter um Gre-Nal de alta tensão, um Gre-Nal nervoso, com os dois times brigando pela bola. Tomara que seja um Gre-Nal limpo e que ganhe o melhor”, acrescentou.
Do lado gremista, a frustração veio nos minutos finais no Mangueirão. Kannemann havia colocado a equipe na frente, mas o Remo buscou o empate e o Grêmio terminou a rodada atrás do Inter na classificação.
Guerrinha destaca Anthoni e vê vitória sofrida do Inter
Ao analisar especificamente o 2×1 no Beira-Rio, Guerrinha avaliou que o Inter teve dificuldades que devem continuar aparecendo até o fim do campeonato. Para ele, o gol marcado por Vitinho aos 42 segundos ajudou a equipe de Eduardo Baptista a administrar os primeiros momentos, antes do crescimento do Corinthians.
“Foi uma vitória sofrida, como vai ser sofrido até o final do campeonato. Por quê? Porque o Inter tem pouca qualidade. O gol, 42 segundos, tranquilizou, ajudou o Inter demais na partida. O Corinthians meio que se perturbou, meio que se perdeu, e só foi tomar as rédeas do jogo lá pelos 30, 35 minutos, quando encurralou o Inter”, analisou.
Foi nesse período de pressão que Guerrinha apontou Anthoni como um dos responsáveis por manter o Colorado em vantagem. O goleiro ganhou a titularidade na estreia de Eduardo Baptista e fez defesas importantes, enquanto o Corinthians ainda acertou três bolas na trave ao longo da noite.
“Começou a aparecer a qualidade do Anthoni, que fez duas ou três defesas no primeiro tempo salvadoras. Aí, no segundo tempo, como já se imaginava, o Corinthians entrou para buscar pelo menos o empate. Foi para cima do Inter e, mais uma vez, o Anthoni apareceu muito bem no jogo”, destacou.
A atuação do goleiro também abriu uma nova discussão para o clássico. Depois da partida, Anthoni revelou que a posição estava em aberto desde a chegada de Eduardo Baptista e afirmou estar seguro do próprio trabalho para tentar permanecer como titular.
Vitória muda o ânimo do Inter antes do Gre-Nal
Guerrinha também destacou o efeito psicológico dos três pontos. Para ele, a situação do Inter continua muito complicada na luta contra o rebaixamento, mas o resultado contra o Corinthians devolve algum otimismo justamente antes de um confronto direto.
“Foi uma vitória sofrida, mas foi uma vitória muito importante. Se o Inter não ganha, dependendo dos resultados, ficaria ainda mais afastado para tentar sair da zona do rebaixamento. Continua complicada a situação? Claro que continua, e muito complicada. Mas a vitória aumenta o otimismo. Até para o Gre-Nal”, afirmou.
A estreia vitoriosa também oferece a Eduardo Baptista alguns dias para corrigir os problemas observados diante do Corinthians. Guerrinha acredita que o treinador poderá utilizar o clássico como continuidade de um trabalho que começou com resultado positivo, ainda que sem uma atuação tranquila.
“O Inter vai para o Gre-Nal agora com outro ânimo. O Eduardo Baptista certamente tem mais uns dias para trabalhar, vai dizer o que gostou, o que não gostou do time, o que vai mudar, o que não vai mudar. O Inter hoje, pelo menos, fez uma coisa que deveria fazer: ganhou. E a vitória sempre é melhor do que qualquer coisa”, completou.
Grêmio e Inter se enfrentam domingo, às 17h30, na Arena. Com os dois clubes dentro da zona de rebaixamento e separados por apenas um ponto, o resultado terá impacto direto na disputa pela permanência na Série A.









