Um simples e único gol do Juventude diante do Cruzeiro na tarde deste domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, teria servido para o Grêmio sair fora da Copa Sul-Americana de 2025. Isso por conta de que, na Arena, no mesmo horário, o time treinado por Renato Portaluppi perdia de forma fácil e sem esboçar reação para o Corinthians, dono da vitória de 3×0 em Porto Alegre.
No fim, o Grêmio conseguiu obter a última vaga para a Sul-Americana terminando o Brasileirão no 14° lugar com 45 pontos. A entrada na competição continental foi valorizada pelo presidente Alberto Guerra, mas não a forma que a classificação aconteceu.
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
“Se formos resultadistas, a classificação para a Sul-Americana não era o objetivo, mas sim a Libertadores. A maneira que conseguimos a vaga foi muito ruim. A última posição, torcendo para não sair gol em um outro jogo, isso tudo não é Grêmio. Mas como resultado final, por tudo que passamos, eu coloco a palavra ‘razoável’. Eu chego em um misto de tristeza e felicidade. O lado feliz é agradecer nossa imensa torcida pela festa linda em um jogo muito ruim nosso”, disparou.
Guerra, ao mesmo tempo, também reclamou da arbitragem e de um pênalti não dado de Matheuzinho, do Corinthians, em Soteldo, quando o jogo ainda estava 0x0 na Arena.
“Esse jogo foi um reflexo do ano inteiro. Uma partida não muito boa, mas eu consigo lembrar de vários jogos com pênaltis gritantes a favor do Grêmio que não foram dados e outros muito duvidosos dados para os nossos adversários”, ampliou.
Guerra vai conversar com Renato
Após o desfecho do Brasileirão, a segunda-feira também será de muita atenção no Grêmio, já que haverá uma conversa entre Alberto Guerra e o técnico Renato Portaluppi sobre 2025. Em seguida, o clube comunicará ao seu torcedor se o treinador permanecerá ou não para o próximo período.