Grêmio

Grêmio se manifesta sobre mudanças profundas no calendário brasileiro: “Nós gostamos”

Diretoria gremista aprovou as mudanças feitas pela CBF, que foram recentemente anunciadas

A diretoria do Grêmio demonstrou ter aprovado as mudanças realizadas pela CBF no calendário brasileiro e no formato de competições para 2026. A principal alteração envolve o Brasileirão da Série A, que vai manter o atual regulamento, mas será disputado de janeiro a dezembro, algo que nunca havia acontecido pelo menos na versão dos pontos corridos.

“O Grêmio gostou. Do jeito que o futebol brasileiro está estruturado, pelo tamanho do país, preservou a questão das federações. Mesmo com o número menor de datas. Quando falamos em calendário, tínhamos que diminuir o número de jogos. Isso potencializa a melhora da qualidade do espetáculo”, declarou o presidente Alberto Guerra, ao site GZH.

“Essas mudanças servirão de testes inicialmente, mas preservam todos esses pontos. Diminuição dos jogos, valorização do Brasileirão. No geral, foi muito bom. Embora como é estruturado não é viável ainda ter um calendário de nível como é dos europeus”, ampliou.

+ Grêmio se agrada com atuações e planeja tentar novamente renovar com Grando

Outras novidades são a redução dos estaduais, a alteração na fórmula da Copa do Brasil e as criações dos torneios regionais: Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte.

Brasileirão

A partir do ano que vem, o Brasileirão, sem mudanças nas regras, começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. A ideia da CBF é tornar o campeonato mais atraente, com mais visibilidade e tempo de preparação das equipes a cada jogo. A competição irá parar durante a Copa do Mundo a partir de junho.

Estaduais

Os torneios estaduais, como o Gauchão, estão mantidos, mas sofrerão importante impacto na redução de datas. Serão apenas 11 datas para as disputas e cada federação terá autonomia para definir a sua fórmula. Já se sabe, desde já, que os estaduais de 2026 serão disputados “junto” com o começo do Brasileirão. As datas dos estaduais vão de 11 de janeiro a 8 de março.

+ Argel Fuchs alerta Inter sobre perigo do Botafogo e critica saída de Cuiabano do Grêmio

Copa do Brasil

A Copa do Brasil é o torneio de maior mudança estrutural a partir de 2026 pelas definições da CBF, a começar pelo número de participantes, agora passando de 92 para 126 times. Os 20 clubes da Série A, como Inter e Grêmio, por exemplo, só entram a partir da quinta fase. A outra novidade é que a final passará a ser em jogo único, já marcado para 6 de dezembro do ano que vem. Apenas a quinta fase, as oitavas de final, as quartas de final e as semifinais serão em jogos de ida e volta.

Copas regionais

A CBF também definiu a criação de copas regionais, como a Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte. Porém, só vão participar destas competições os times que não se classificarem para as competições internacionais como Conmebol Libertadores e Copa Sul-Americana. Esses torneios serão disputados em 10 datas, entre março e junho. A Copa Sul-Sudeste, por exemplo, terá duas vagas para cada estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG), em um total de 12 times.

Artigos relacionados