Através de suas redes sociais, o Grêmio fez questão de manifestar total apoio ao jovem atacante Luighi, de 18 anos, que pertence ao Palmeiras e foi alvo de racismo durante a vitória sobre o Cerro Porteño pela Libertadores Sub-20. O atleta deixou o gramado chorando após um torcedor imitar um macaco em sua direção; o clube paulista promete ir até “as últimas instâncias” para a punição dos envolvidos.
“Repudiamos, veementemente, o ato de racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante uma partida pela Libertadores Sub-20. Nos solidarizarmos com o atleta e reforçamos o pedido de punição exemplar para que casos como esse nunca mais se repitam. O Clube de Todos está contigo, Luighi!”, escreveu o Grêmio na web.
Repudiamos, veementemente, o ato de racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante uma partida pela Libertadores Sub-20. Nos solidarizarmos com o atleta e reforçamos o pedido de punição exemplar para que casos como esse nunca mais se repitam. O Clube de Todos está… https://t.co/qJzsRQVJtc
— Grêmio FBPA (@Gremio) March 7, 2025
“É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, disse Luighi, chorando, na entrevista pós-jogo.
Apesar de ainda ser muito jovem, Luighi já vem sendo utilizado com alguma frequência pelo técnico Abel Ferreira no time principal do Palmeiras desde o ano passado. Mas, no momento, “desceu” para ajudar o clube na Libertadores Sub-20.
A nota do Palmeiras sobre o caso Luighi:
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos. Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!