O Grêmio resolveu uma pendência financeira com Carlos Vinícius e seu estafe enquanto mantém abertas as negociações pela renovação do centroavante. O clube quitou valores atrasados referentes a luvas e comissões acertadas na contratação do camisa 95, concluindo uma obrigação anterior ao avanço das conversas pelo novo vínculo.
A informação surgiu inicialmente com o jornalista Leonardo Müller e foi confirmada por uma fonte para a reportagem do Zona Mista na noite de quinta-feira. Os valores envolvidos na quitação não foram detalhados. A existência das pendências, porém, não era apontada pela direção como um impedimento formal para a negociação contratual.
O movimento acontece em um momento importante para o futuro do atacante. Carlos Vinícius possui contrato com o Grêmio somente até dezembro e já está autorizado a assinar um pré-contrato com outra equipe. A direção trabalha para ampliar o vínculo até o fim de 2028.
+ Odorico Roman ainda evita falar de Gre-Nal: “Grêmio está focado no Brasileirão”
O Zona Mista mostrou anteriormente que o Grêmio preparava um encontro para avançar na renovação de Carlos Vinícius. A novidade agora está na parte financeira: pendências remanescentes do acerto firmado na chegada do atacante foram quitadas.
Grêmio aguarda resposta sobre proposta até 2028
A direção gremista apresentou uma proposta para manter Carlos Vinícius por mais duas temporadas, levando o contrato até dezembro de 2028. O clube agora aguarda uma definição dos representantes do centroavante antes de concluir a próxima etapa das tratativas.
A negociação ganhou repercussão nesta própria quinta-feira depois de uma publicação de Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha. O comentarista afirmou que Carlos Vinícius estaria pedindo R$ 2,5 milhões mensais por um vínculo de três temporadas.
O Zona Mista mostrou os valores citados por Guerrinha nas tratativas de renovação. A cifra apresentada pelo comentarista ainda não representa um contrato acordado entre as partes, e a apuração mais recente do ge aponta que a oferta gremista continua válida até o fim de 2028. A fonte consultada pelo ZM, porém, preferiu não se manifestar sobre as informações de que Carlos Vinícius estaria pedindo vencimentos superiores a R$ 2 milhões mensais para renovar.
A quitação das luvas e comissões também precisa ser separada da negociação do novo contrato. O pagamento resolve uma obrigação financeira anterior, enquanto salário, duração, bônus e demais condições da renovação seguem dentro de uma conversa própria.
Esse avanço retira uma questão financeira antiga da mesa em um período no qual o Grêmio tenta reorganizar as contas do departamento de futebol. A atual gestão já manifestou publicamente o objetivo de manter pagamentos em dia e reduzir compromissos que dificultem o planejamento dos próximos anos.
Carlos Vinícius segue como prioridade do Grêmio
A permanência do centroavante é tratada como uma das prioridades do clube. Carlos Vinícius recusou recentemente uma proposta do América, do México, e permaneceu em Porto Alegre enquanto as conversas com o Grêmio continuaram.
O atacante também assumiu protagonismo esportivo desde a chegada ao clube. Segundo os números publicados nesta quinta-feira por GZH, ele soma 30 gols em 54 partidas pelo Grêmio. Em 2026, são 18 gols em 40 jogos, sendo 10 no Brasileirão.
O desempenho fortaleceu a posição de Carlos Vinícius nas conversas. Ao mesmo tempo, a direção tenta equilibrar a valorização do jogador com a política de redução de custos adotada para o elenco.
O vínculo atual termina em dezembro. Por isso, o calendário também pressiona o Grêmio: quanto mais a definição demora, mais tempo o jogador permanece livre para negociar um pré-contrato com clubes interessados em contratá-lo sem pagamento de transferência ao Tricolor.
Ainda assim, o cenário público segue de negociação. Não existe anúncio de renovação nem confirmação de que Carlos Vinícius aceitou os termos apresentados pelo Grêmio.
A novidade desta quinta-feira é anterior a essa decisão final, mas relevante para o relacionamento financeiro entre as partes. As luvas e comissões atrasadas foram quitadas e deixam de fazer parte das pendências relacionadas à contratação.
O próximo avanço deverá ocorrer nas reuniões previstas entre direção e representantes do centroavante. Uma resposta à proposta, contraproposta, acordo ou assinatura representará mudança real de estágio.
Até lá, o Grêmio consegue separar dois temas que vinham correndo paralelamente: resolveu a dívida antiga e continua tentando construir um novo contrato para manter seu principal goleador depois de dezembro.








