Ocorrerá no próximo sábado uma reunião entre o presidente eleito Alberto Guerra, seus novos dirigentes de futebol do Grêmio e o técnico Renato Portaluppi no Rio de Janeiro. O encontro servirá para que os detalhes finais da renovação de contrato para 2023 sejam discutidos. Mas tudo indica que Guerra voltará a Porto Alegre já com o anúncio pronto da permanência do treinador.
Até porque, durante toda a campanha eleitoral e inclusive agora, a nova direção gremista afirma com todas as letras não ter nenhuma outra opção fora Renato para o cargo de técnico:
“Já tivemos contato com o Renato por telefone. Nosso primeiro encontro pessoal vai ocorrer no final de semana. Estamos tratando com um treinador que dispensa comentários, trabalhamos apenas com a opção dele. Vamos encontrá-lo confiantes em um desfecho positivo”, comentou Paulo Caleffi, novo vice de futebol, à Rádio Gaúcha.
Missão além de Renato
Porém, a viagem ao Rio de Janeiro terá uma outra missão por parte da direção que é decidir pela renovação ou não com o centroavante Diego Souza, que é um dos jogadores com contrato somente até dezembro. A opinião de Renato, que se mostra favorável ao “fico” do artilheiro, será decisiva para a nova gestão do clube.
Diego, por sua vez, já deixou claro em uma coletiva de imprensa dada durante a disputa da Série B que ou fica no Grêmio ou encerra a carreira:
“Ou jogo no Grêmio, ou encerro a carreira em 2023. Na minha idade, preciso de estrutura e de um time bom, além de estar ambientado e feliz. Se tiver de jogar mais um ano, seria uma honra enorme”, comentou o goleador, na ocasião.
Diego Souza ainda depende de renovação com o Grêmio – Foto: Lucas Uebel/GrêmioRenato deve discutir cláusula no contrato com a direção. Qual?
Já é sabido por todos que um dos grandes sonhos de Renato Portaluppi é assumir a Seleção Brasileira. O desejo parece já ter estado mais perto do que agora, mas, ainda assim, o treinador planeja colocar uma cláusula no contrato de renovação que o libere se for chamado pela CBF.
“Sobre a Seleção Brasileira, nunca vou mudar meu pensamento. É um sonho que eu tenho de treinar a seleção, até porque todo o treinador que se garante tem esse objetivo”, disse Renato, em coletiva recente, antes de ampliar:
“Eu acho que nenhum torcedor ficaria zangado com isso (sair do Grêmio em meio à pré-temporada para assumir a Seleção Brasileira). É o prêmio máximo que um treinador pode receber. Você coloca uma cláusula no contrato que o clube precisaria liberar nesse caso”.
Vale lembrar que Tite, atual comandante do Brasil, já avisou que vai deixar a Seleção assim que encerrar a Copa do Mundo do Catar. Neste momento, não há uma decisão da CBF sobre quem será o substituto, embora nomes como Dorival Jr, Fernando Diniz, Abel Ferreira e Mano Menezes estejam sendo especulados pela imprensa.
Reapresentação do Grêmio
Com a expectativa da presença de Renato, o Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para a pré-temporada no dia 7 de dezembro. Em 2023, os desafios serão o Gauchão, a Copa do Brasil e o retorno à Série A do Brasileirão.
VEJA MAIS NOTÍCIAS:
- Após acesso, Bolzan lembra Roger, diz o que deixa para o próximo presidente e faz análise positiva da gestão
- Diego Souza cobra reforços de qualidade para o elenco gremista e chora após acesso à Série A: “Gratidão eterna”
- Renato se diz “arrepiado” por acesso e lembra que “amadores” derrubaram o clube: “Agora é fazer time forte”