Grêmio

Grêmio publica nota oficial, anuncia cinco medidas e posta vídeo apontando 15 erros

Diretoria gremista se manifestou em longo comunicado nesta segunda-feira

Sem deixar o jogo contra o Bragantino passar em branco, o Grêmio se movimentou nesta segunda-feira e anunciou, em nota oficial, algumas medidas tomadas em relação às polêmicas de arbitragem que vem vivendo ao longo da temporada, especialmente no Brasileirão. O clube está representado em reuniões na CBF pelo seu executivo Luis Vagner Vivian, que levou o incômodo institucional pelos recentes fatos.

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público manifestar sua indignação com a sequência de erros graves de arbitragem que têm prejudicado diretamente o Clube nas competições nacionais ao longo da temporada de 2025. Somente neste ano, o Grêmio registrou 15 equívocos significativos, devidamente documentados, que influenciaram resultados de partidas e causaram impactos desportivos, econômicos e institucionais”, diz o Grêmio.

No mesmo comunicado, o Grêmio informou que está tomando cinco medidas principais após os últimos acontecimentos. Uma das ações é tentar reverter os cartões de Kannemann e Marlon no jogo contra o Bragantino – eles, a princípio, estão suspensos e não jogam contra o São Paulo no dia 16 na Arena.

As ações anunciadas pelo Grêmio:

1.    O Grêmio solicitou, por meio de ofício encaminhado ao Departamento de Competições (DCO) da CBF, a anulação dos cartões aplicados aos atletas Walter Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo) na partida contra o Bragantino.

2.    O Clube adotará todas as medidas jurídicas cabíveis para evitar que seus atletas e o Grêmio sejam duplamente punidos — primeiro, pelo erro em campo, e depois, pela consequente suspensão na próxima partida.

3.    O Grêmio transformará sua indignação em um movimento nacional pela qualificação da arbitragem, com o objetivo de reduzir a margem de erro, preservar a lisura das competições e valorizar o futebol brasileiro.

+ Na matemática: as chances de Libertadores, Sul-Americana e Z4 para Grêmio e Inter

4.    O executivo de futebol, Luis Vagner Vivian, encontra-se no Rio de Janeiro para tratar dos erros cometidos e propor à Comissão de Arbitragem da CBF medidas de qualificação da arbitragem nacional. Iniciativa semelhante já havia sido realizada em maio deste ano, em ação liderada pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari.

5.    Outras ações complementares estão sendo avaliadas e serão divulgadas oportunamente.

Clube divulga vídeo

No mesmo comunicado publicado em seus canais oficiais, o Grêmio divulgou uma gravação compilando supostos 15 erros de arbitragem contra o time ao longo dos últimos meses. O vídeo encerra com uma das falas do lateral Marlon na sua bombástica entrevista pós-jogo de sábado:

+ Presidente do Grêmio lidera movimento com outros clubes para pressionar CBF

Artigos relacionados