Pentacampeão da Copa do Brasil, tendo vencido pela última vez na temporada de 2016, o Grêmio já sabe quando conhecerá o seu primeiro adversário da edição do ano de 2025. Como não está classificado para a Libertadores, o tricolor gaúcho vai ter que jogar a competição nacional desde a primeira fase, que será sorteada na próxima sexta-feira, às 15h, pela CBF, no Rio de Janeiro.
Dos representantes gaúchos, Grêmio, Juventude, Caxias, São José e Guarany de Bagé participarão do sorteio já nesta primeira etapa. Já o Inter, por estar representando o Brasil nesta Libertadores, terá a vantagem de entrar apenas na terceira fase da Copa do Brasil.
Como está no Pote A, o Grêmio, necessariamente, vai enfrentar um desses adversários logo em sua estreia: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá-PR, Cascavel-PR, Pouso Alegre-MG, ASA de Arapiraca-AL, União Rondonópolis-MT, Porto Velho e Sergipe.
Mudança no regulamento da Copa do Brasil
A partir deste ano de 2025, os times de melhor ranking, que jogam a estreia fora de casa, como o Grêmio, não terão mais a vantagem do empate nos 90 minutos. As duas fases iniciais terão disputa por pênaltis em caso de empate no tempo normal. Da terceira fase em diante, as disputas voltam a ser em ida e volta.
Na sua última participação, em 2024, o Grêmio entrou na terceira fase por estar na Libertadores e eliminou inicialmente o Operário-PR. Depois, nas oitavas de final, o time então treinado por Renato Portaluppi caiu nos pênaltis para o Corinthians.