Iniciando um novo trabalho com a comissão técnica de Gustavo Quinteros, a direção do Grêmio está ciente da necessidade de entregar reforços de qualidade para o treinador, que já detectou algumas carências no grupo e fez indicações aos dirigentes. Porém, as dificuldades no mercado são grandes, especialmente pelos fatores financeiros envolvidos nas atuais negociações.
Um caso específico é o do lateral-esquerdo Marlon, do Cruzeiro, que há bastante tempo é do interesse do Grêmio, mas a pedida financeira dos mineiros inviabiliza o negócio. De acordo com o jornal Zero Hora, o clube mineiro pediu 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 31 milhões) para liberar o jogador de 27 anos, o que fez o tricolor gaúcho se retirar da negociação. Por enquanto, os laterais canhotos do grupo são Mayk e o jovem Pedro Gabriel, que acaba de subir da base.
“O trabalho tem sido feito desde o fim da temporada passada. Há dificuldade por ser período de férias dos jogadores. Os times que disputam a Libertadores também estão formando elenco e o preço aumenta. A gente tem que ter paciência para driblar tudo isso. Nós também temos nossas dificuldades financeiras, mas quero deixar claro que vamos trazer reforços de qualidade sim e que vão tornar o Grêmio mais competitivo”, declarou o presidente Alberto Guerra no evento de reapresentação.
O outro jogador do qual o Grêmio não vai mais avançar na contratação é o atacante Sebastián Villa. O seu atual clube, o Independiente Rivadavia, da Argentina, não respondeu mais o contato gremista pelo jogador colombiano e os gaúchos pretendem buscar outro atleta da função. O sueco Niklas Eliasson, do AEK, da Grécia, ainda não foi descartado.
Grêmio busca zagueiro
Pelo menos um novo zagueiro também deve chegar ao Grêmio em condições de titularidade, mas resta saber quem. Um dos nomes tentados era Benjamín Kuscevic, mas o chileno foi adquirido em definitivo pelo Fortaleza. Antes, o tricolor tentou o equatoriano Robert Arboleda e ouviu um “não” do São Paulo. Atualmente, os defensores do elenco de Quinteros são Jemerson, Rodrigo Ely, Natã e Gustavo Martins.