
Depois de vencer o Fortaleza por 2×1 na Arena, com dois gols de pênalti de Martin Braithwaite, o Grêmio volta a campo neste sábado (2), às 21h, para enfrentar o Fluminense no Maracanã. A partida é válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e representa uma oportunidade estratégica para o clube se aproximar de dois principais objetivos e um deles foi traçado por Marcelo Marques, empresário e pré-candidato à presidência gremista: a classificação para a Libertadores de 2026.
Libertadores como meta política e esportiva
Marcelo Marques, que possivelmente deverá assumir o comando do clube a partir do próximo ano, já declarou que espera receber o Grêmio ao menos na pré-Libertadores, o que permitiria um planejamento mais robusto para sua gestão. A meta tem também um viés financeiro e institucional: o empresário deseja fortalecer a marca do Grêmio no continente e ampliar sua visibilidade internacional.
Segundo apuração da reportagem, Marques já atua nos bastidores e tem contribuído diretamente com recursos para reforçar o elenco. Ele é um dos principais responsáveis pela negociação com Róger Guedes, atacante do Al-Rayyan, do Catar, que pode se tornar a maior contratação da história do clube. O também investidor Celso Rigo está envolvido na operação e em outras frentes de mercado.
Grêmio busca primeira vitória fora do Sul
Com 20 pontos e na 14ª colocação, o Grêmio pode terminar a rodada entre o 9º e o 8º lugar, dependendo dos resultados paralelos. A vitória fora de casa seria a primeira do time longe do Rio Grande do Sul no Brasileirão — a única anterior foi contra o Juventude, em Caxias do Sul, antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
Além de mirar alto com o sonho da Libertadores de 2026, o Grêmio tem outro objetivo bem claro: voltar a vencer fora do Sul do Brasil. Jogar em casa é quase sempre sinônimo de vitória — mas quando o time cruza a divisa, os resultados não têm vindo. Mudar isso é urgente. Ganhar longe da torcida não é só para somar pontos: é sinal de evolução, de que o time pode competir de igual pra igual em qualquer lugar. E mais: ajuda a construir confiança, mostrar personalidade e dar força pra essa nova fase do clube.
Desfalques e provável escalação para o duelo no Maracanã
O técnico Mano Menezes terá que lidar com desfalques importantes. Cristian Olivera e Marlon estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Gustavo Martins segue fora por lesão muscular. A tendência é que Camilo, Lucas Esteves e Pavón ganhem chance entre os titulares.
Deu bronca no elenco: Mano Menezes expõe falhas e falta de atitude no Grêmio
Provável escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Camilo, Wagner Leonardo, Kannemann, Lucas Esteves; Dodi, Villasanti, Riquelme; Pavón, Alysson e Braithwaite.
Próximos jogos do Grêmio
- Sábado, 2 de agosto – 21h – Fluminense x Grêmio – Maracanã – Brasileirão
- Domingo, 10 de agosto – 20h30 – Grêmio x Sport – Arena do Grêmio – Brasileirão