Grêmio

Grêmio avança na contratação de Luís Castro e espera definir nos próximos dias

Técnico português caminha a passos largos para treinar o clube em 2026

SUBSTITUTO DE MANO

O Grêmio se mostra otimista na possibilidade de ter o técnico português Luís Castro como o substituto de Mano Menezes, que foi desligado pela nova diretoria eleita do clube durante esta terça-feira. As tratativas com o ex-treinador do Botafogo estão andando de forma possitiva e, nos bastidores, dirigentes gremistas esperam que a definição ocorra já nos próximos dias.

O tema financeiro não chegou a ser um obstáculo, já que Castro e toda a sua comissão custam cerca de R$ 2 milhões mensais. A tendência é que o contrato assinado seja por duas temporadas, justamente para dar ao treinador segurança e estabilidade para que desenvolva o seu trabalho.

Castro está livre no mercado desde que saiu do Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, no meio do ano. Sem clube, vê com bons olhos o retorno ao Brasil, onde trabalhou entre 2022 e 2023 no Botafogo. Ele gostou de trabalhar na liga brasileira e sua experiência no país é vista como um trunfo pelo Grêmio.

Agora comandada pelo novo presidente Odorico Roman, a diretoria do Grêmio sequer vem trabalhando com outro nome e fez de Luís Castro o seu “plano único” neste momento de final do ano. Há certa pressa, uma vez que a reapresentação está marcada para o dia 2 de janeiro, cerca de 10 dias antes da estreia no Gauchão.

Luís Castro poderá potencializar base do Grêmio

Pelo seu próprio perfil de trabalho, o português tem por hábito acompanhar de perto a base e dar chance aos jovens jogadores no plantel de cima, algo que é um claro objetivo da nova gestão. Nomes como Luís Eduardo, Thiaguinho e Gabriel Mec poderão ser melhor observados.

“Sempre fomos um clube formador. A categoria de base sempre foi uma grande fonte de recursos para o Grêmio. Só que o jogador tem que subir da base e ter oportunidade no profissional, dar o retorno esportivo e depois ser negociado”, declarou Odorico Roman durante a sua posse como novo presidente.

+ Grêmio promove reformulação bem além de Mano Menezes; veja quem também saiu

Artigos relacionados