Depois de uma longa espera, o Grêmio tem oficialmente um treinador para a temporada de 2025. Trata-se do argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros, de 59 anos, que foi anunciado nas últimas horas em um contrato de um ano, até dezembro de 2025, com cláusula de renovação automática mediante metas esportivas previstas no acordo.
Quinteros trará na sua comissão os auxiliares técnicos Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros, além do preparador físico Hugo Roldán. Nas redes sociais, o Grêmio já divulgou uma declaração antiga do seu novo treinador, que mostra um pouco mais do seu pensamento de futebol:
“Para mim, como técnico, é uma honra que meu nome seja citado, que seja lembrado e que esteja entre as possibilidades. As coisas difíceis me motivam e eu defendo muito o meu trabalho, o esforço e o sonho dos jogadores. Dizendo sempre a verdade, porque eu digo a verdade”, diz Quinteros na fala antiga recuperada pelo Grêmio.
BEM-VINDO, GUSTAVO QUINTEROS! 🇪🇪
O treinador argentino chega para comandar a equipe Tricolor em 2025. pic.twitter.com/WNmUvk5QgF— Grêmio FBPA (@Gremio) December 28, 2024
Quinteros como jogador e ficha técnica
Gustavo Domingo Quinteros Desábato nasceu em Cafferata, na Argentina, no dia 15 de fevereiro de 1965. Começou no futebol como zagueiro atuando em vários clubes argentinos e bolivianos nas décadas de 80 e 90. Naturalizou-se boliviano e representou a seleção da Bolívia na Copa do Mundo de 1994 e em várias edições da Copa América. Encerrou sua carreira no final de 1998, no Argentinos Juniors.
Nome: Gustavo Domingo Quinteros Desábato.
Nascimento: 15/02/1965 (59 anos).
Local: Cafferata/ARG.
Clubes como treinador: Blooming/BOL, San Martín de San Juan/ARG, Blooming/BOL, Bolívar/BOL, Oriente Petrolero/BOL, Seleção da Bolívia, Emelec/EQU, Seleção do Equador, Al-Nassr/SAU, Al-Wasl/EAU, Universidad Católica/CHI, Tijuana/MEX, Colo Colo/CHI e Vélez Sarsfield/ARG.
Títulos: Campeão Boliviano 2005 (Blooming); Campeão Boliviano 2009 (Bolívar); Torneio de Inverno e Campeão Boliviano 2010 (Oriente Petrolero); Campeão Equatoriano 2013 e 2014 (Emelec); Campeão Chileno 2019 e Campeão da Super Copa do Chile 2019 (Universidad Católica); Campeão da Copa do Chile 2021, Campeão da Super Copa do Chile 2022, Campeão Chileno 2022 e Campeão da Copa do Chile 2023 (Colo Colo); Campeão Argentino 2024 (Vélez Sarsfield).
Primeiro reforço da era Quinteros no Grêmio?
Já se sabe que o Grêmio buscará reforços para a temporada de 2025, pensando em até seis jogadores em nível de titularidade para as mais variadas posições. Um dos nomes que surge como opção é o meia Claudio Aquino, de 33 anos, que se destacou no Vélez do próprio Quinteros na última temporada. Na web, o jogador se despediu do clube argentino e a imprensa local já aponta interesse gremista em sua contratação.
Segundo dados levantados por GZH, Aquino “era o meia central da linha de três do sistema 4-2-3-1 de Quinteros no Vélez. Com grande liberdade de movimentação no setor ofensivo, ele disputou todos os 27 jogos do Campeonato Argentino, com nove gols marcados e quatro assistências”. Ele está livre no mercado com a saída do Vélez, pronto para negociar com outros times.