
CHEGOU
O Grêmio anunciou oficialmente no início da noite desta sexta-feira a contratação do técnico português Luís Castro, de 64 anos, que foi o escolhido para o cargo deixado por Mano Menezes recentemente. Ele, que ficou mais conhecido no Brasil por sua passagem pelo Botafogo entre 2022 e 2023, assinou contrato válido por duas temporadas.
Castro se encontrava livre no mercado desde que saiu do Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. No Grêmio, tratará o seu staff próprio com profissionais de sua inteira confiança. No total, os custos da comissão serão mensalmente na casa de R$ 2 milhões.
BEM-VINDO À NOSSA CASA! 🇪🇪 Um treinador vencedor em um time Imortal. Este é Luís Castro, o novo técnico do Grêmio!
Que 2026 seja de vitórias e conquistas. Juntos, para o que der e vier! pic.twitter.com/MlmAkUgP0W+ Presidente do Inter despista sobre reunião com Abel e revela novidades no Brasileirão
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 12, 2025
Luís Castro retorna ao Brasil para liderar o projeto do Grêmio sob comando do novo presidente Odorico Roman e terá carta branca para definir o planejamento do clube e também no olhar em cima das categorias de base, que deverão estar mais próximas do profissional. A reapresentação do elenco está marcada para o próximo dia 2 de janeiro no CT Luiz Carvalho.
+ Presidente do Grêmio faz primeira reunião com a CBF; Brasileirão tem mudança importante
Nota oficial do Grêmio:
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense anuncia oficialmente a contratação do técnico Luís Castro, que assina com o Imortal por duas temporadas, até o final de 2027. Com o profissional português, chegam ao Clube os seis integrantes de sua comissão técnica: os auxiliares Vitor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Roberto Júnior e Nuno Cerdeira
Luís Manuel Ribeiro de Castro, 64 anos, é natural de Vila Real, município próximo à cidade do Porto. Iniciou no futebol como jogador, atuando nas décadas de 1980 e 1990 em clubes como Vitória de Guimarães, União de Leiria e Águeda, onde encerrou a carreira como atleta e iniciou a trajetória de treinador, em 1998.
Em Portugal, trabalhou em equipes como Sanjoanense, Penafiel, Mealhada e Estarreja até ser contratado para comandar as categorias de base do Porto, em 2006, onde permaneceu por dez anos. Além de conquistar o inédito título da segunda liga portuguesa com o Porto B, dirigiu a equipe principal em algumas oportunidades.









