
Nos últimos dias, o STJD arquivou a denúncia de suposto caso de racismo em cima do jogador Carlinhos, do Flamengo, durante a saída de campo do atleta no jogo contra o Grêmio, na Arena, pelo Brasileirão. Ainda assim, o tricolor gaúcho não deixará o assunto passar batido e estuda tomar medidas contra o clube carioca e contra o jornal Lance! nos próximos dias.
Isso porque o Lance! e o Flamengo utilizaram um vídeo em que a legenda aponta uma palavra de cunho racista supostamente dita por um torcedor gremista. Mesmo depois da realização de duas perícias, que comprovaram que não houve injúria, o Grêmio sentiu falta de uma retratação de ambas as instituições.
Segundo informações do portal GZH, a decisão sobre buscar uma reparação por danos morais depende de uma avaliação do departamento jurídico e do Conselho de Administração. Antes do jogo contra o Criciúma, o presidente gremista Alberto Guerra se mostrou incomodado com o tema:
“Por sorte, o vídeo gravado comprova que não foi falado a palavra que poderia gerar racismo. Contratamos duas empresas técnicas para a realização dos laudos e o que a gente quer é uma retratação do Lance! e do Flamengo, que publicou nota também. Pois isso desencadeou consequências e fica difícil controlar toda uma narrativa. Aqui a gente faz um trabalho muito sério e é muito injusta essa marca que tentam colar no Grêmio, mas não vão conseguir”, afirmou Guerra, na ocasião.
O que foi dito em Grêmio x Flamengo
Com a publicação do vídeo, o jornal Lance! botou na legenda das falas a palavra “macaquinho”, supostamente dita por um dos torcedores gremistas para Carlinhos. As perícias, porém, avaliaram que o que foi dito foi “tá brabinho”, por conta da expulsão do jogador e sua saída de campo com soco na estrutura do VAR.
Leia mais:
- A resposta do Botafogo sobre arbitragem depois das fortes reclamações do Grêmio
- O recado gremista para John Textor depois do empate com o Botafogo em Brasília