Decidido a qualificar o elenco da temporada de 2021, o Grêmio também busca um novo lateral-direito e vê em Rafinha uma opção excelente para atender os anseios do técnico Renato Portaluppi. Atualmente, o jogador tem 35 anos e está livre no mercado desde que rescindiu com o Olimpyakos, da Grécia.
Segundo informações de GZH, o experiente defensor está priorizando o retorno ao Flamengo, com quem mantém longas negociações sem, até agora, um desfecho positivo. Rafinha gostaria de receber o pagamento das “luvas” diluídas no salário, enquanto a direção rubro-negra propõe pagar esse valor apenas em 2022.
O mesmo site informa que o Grêmio já iniciou os contatos com os representantes do jogador e que Rafinha se agrada com a ideia de atuar em Porto Alegre. Ele gostaria de fazer um último bom contrato antes de retornar ao Coritiba para encerrar a sua carreira.
No entanto, clubes como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG surgem como potenciais concorrentes ao Grêmio se o atleta, de fato, não acertar o retorno ao Flamengo.
Na específica posição, o tricolor encerrou a temporada com o jovem Vanderson de titular. Ele ganhou recentemente a concorrência com o experiente Victor Ferraz, que decaiu na reta final. Como Orejuela foi para o São Paulo, a outra opção é Leonardo Gomes, que ainda se recupera de lesão e não está liberado pela fisioterapia.