Faltando quatro dias para o clássico Gre-Nal 425, que reabre o Gauchão após a paralisação do coronavírus, o jogo ainda corre o risco de ter local alterado. Depois de sair do Beira-Rio por veto da Prefeitura de Porto Alegre e ser confirmado pela FGF no Centenário, em Caxias do Sul, o duelo de quarta-feira, 21h30, pode parar em Novo Hamburgo.
Insatisfeito com o Centenário, o Inter realizou vistoria ao lado da FGF no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, para verificar as condições do campo. No entanto, a prefeitura da cidade vizinha de Porto Alegre não parece disposta a “receber” o Gre-Nal.
“Inter, Grêmio e FGF estiveram conosco, têm interesse em fazer a realização do Gre-Nal em Novo Hamburgo, mas o que falta é autorização das autoridades municipais. A gente está tentando contato com essas pessoas, que tem o comitê organizador para controlar a questão do vírus, e ver se concordam. Eles concordando, a gente define isso. Não depende das partes envolvidas, mas das autoridades”, destacou o presidente do Novo Hamburgo, Raul Hartmann, ao Globoesporte.com.
O duelo em Caxias do Sul traz irritação sob vários pontos de vista ao Inter. Além do fato de o clube entender que o local mais seguro é o Beira-Rio, que recebeu investimentos de até R$ 200 mil entre testagens e equipamentos contra o vírus, a direção colorada vê incoerência em levar cerca de 200 pessoas para realizar a partida em outra cidade com estádio de estrutura menor.
“Na nossa opinião, a decisão foge do contexto. Me parece decisão muito mais política do que técnica”, colocou Alessandro Barcellos, vice de futebol colorado.
Até este momento – 16h de sábado -, o Gre-Nal segue marcado para Caxias do Sul. Em nota, a Prefeitura de Novo Hamburgo praticamente descarta a realização do clássico na cidade e diz que tomará a decisão na próxima segunda-feira:
“Conforme o coordenador do Comitê de Emergência Municipal (Coem), criado especialmente para atuar na pandemia, José Cacio Bortolini, a Federação Gaúcha de Futebol entrou em contato com a Prefeitura na quinta-feira e encaminharia protocolo solicitando o Gre-Nal no Estádio do Vale. O pedido será avaliado pelo comitê em reunião na segunda-feira. No entanto, Bortolini antecipa que a partida está praticamente descartada. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, acrescenta que não é possível se posicionar antes da reunião do comitê, mas considera inadmissível partidas de futebol neste momento de comércio fechado e de aumento de casos”, diz o comunicado.