Em coletiva de imprensa concedida na véspera da importante partida diante do Boca Juniors, no Beira-Rio, pela ida das oitavas de final da Libertadores, o meia-atacante Thiago Galhardo foi perguntado sobre o polêmico vídeo protagonizado pelo jovem Matheus Monteiro, que sugeria ter drogado e se aproveitado de uma mulher em festa.
Ciente da gravidade do fato, o Inter rescindiu o contrato com o atacante e também com o volante Luiz Vinícius, que foi o autor da filmagem. Galhardo, em sua coletiva, tratou o caso como “erro” e recebeu críticas de internautas na repercussão. Abaixo, a sua fala completa:
“Óbvio que é sabido por todos nós que é uma situação que nós jogadores lamentamos. Ele é um ser humano, errou e tem que pagar, ter as consequências dele. Eu acho que o principal disso tudo é termos consciência de que somos jogadores de futebol, profissionais e somos formadores de opiniões. Ao falar aquilo, ele sabia que, independente de quem estava, se estava filmando ou não, já era um erro. E, sabendo que estava filmando, ainda mais. Lamento, pois era um grande jogador, já treinou conosco. Espero que ele possa, quem sabe, ter chance. Foi um erro, é garoto, não estou botando a mão na cabeça de ninguém e o erro tem que ser pago pelo que ele fez”, comentou.
O vídeo da fala dele, desde o início das palavras do tuite até a última: https://t.co/A2cxjaZ6DA pic.twitter.com/h1UQ8BdMYL
— Memória Colorada (@memoriacolorada) December 1, 2020
Em outro trecho, o jogador colorado pede desculpas em nome dos atletas e torce para uma resolução do caso “da melhor maneira possível”:
Eu é que lamento esta fala.
Admirava a pessoa do Galhardo.
ADMIRAVA, NO PASSADO!A fala é de “torcer pra q tudo se resolva” e o foco foi em que “o erro foi falar e se deixar filmar falando”, mt mais q no CRIME em si!
O CRIME, Galhardo, foi o que ele fez!
Óbvio que tem q pagar! pic.twitter.com/NeLRRV9i8Q— Quel 💙🇪🇪🖤 (@Quel_Sanches) December 1, 2020
Conhecido por entrevistas lúcidas e bem articuladas, o jogador e artilheiro do Inter – dessa vez – recebeu críticas por seu posicionamento. Veja abaixo as principais reclamações de torcedores:
sobre a violência contra a mulher praticada pelo companheiro de clube Jean nem um ai, e Galhardo q se mostrava bem articulado e sensível e ontem tratou como erro humano o q o Matheus Monteiro fez. Quando é na classe deles o posicionamento não é bem assim.
— idete #ForaMIG #RenunciaMedeiros (@rodriguesamor23) December 2, 2020
erro é chamar thiago galhardo de craque, estupro é crime
— bruna ᶠᵇᵖᵃ (@lagesbru) December 1, 2020
Não gostei da declaração do Galhardo, tentou diminuir o problema sim! Estuprar não é erro, é crime https://t.co/DmPPpZ5Lm2
— Andreana Chemello (@NaniChemello) December 1, 2020
Galhardo, Galhardo… não foi um erro https://t.co/EjU3UUPm7w
— Dιeɢo oficial 🍥 (@diego_QST) December 1, 2020
Não gostei da coletiva do Galhardo em dois pontos:
• Caracterizou como um “erro” o crime cometido pelo Matheus Monteiro;
• Soltou os cachorros no Behs, sendo, de certa forma, arrogante na resposta;
— Lucas Mello (de 🏡) (@smellolucas) December 1, 2020
Erro foi SÓ ele ter falado então? Beleza, Galhardo. Parabéns, viu? https://t.co/ChKrEpbaSK
— Felipe Dalke (@dalkefelipe) December 1, 2020
Trata com se fosse um furto de shampoo numa farmácia. Depois deixa escapar que o erro foi ter falado (confessado) sabendo que tava sendo filmado.
Que entrevista desastrosa do Galhardo. Pior até que o Caio dizendo que é contra o estupro porque é pai de filhas. https://t.co/g9LOd47SqN
— ACR 🇦🇹⚽️🎼📽 (@acrpoa10) December 1, 2020
Erro é colocar sal demais na comida Galhardo. Vai passar a mão na cabecinha de estuprador? https://t.co/RoGicAyVgt
— Juliano Britto (@julianobrittto) December 1, 2020
“por um erro, é um garoto”
quanto desrespeito na tua fala Thiago Galhardo
tens noção quantas meninas passam por esse tipo de violência?
claro q tem e prefere defender
te enalteci muito este ano, mas hoje me sinto totalmente decepcionada e ofendida pela tua postura frente à isso https://t.co/y9M7culSrV— camila p (@_camiladiasp) December 1, 2020
Não sei como se surpreendem, todo jogador é assim, pra eles é um “erro” pq é uma situação normalizada no meio deles.
O poder financeiro que eles tem os leva a achar que tem controle sobre tudo e todos.
Essa declaração horrorosa do Galhardo só comprova ainda mais isso. https://t.co/1Mv6jyCOFd
— Leonardo Dias (@leodiassjr) December 1, 2020
Para Thiago Galhardo, o erro de Matheus Monteiro não foi drogar a menina, mas falar isso em um vídeo. Profundamente lamentável isso vindo de um jogador do tamanho que o Galhardo se transformou no Inter nesta temporada. https://t.co/dRswyzUEVx
— Nícolas Córdova (@NCordova01) December 1, 2020
Erro é ter Marcelo Medeiros na presidência do Inter, estupro é crime. Lamentável que o galhardo pense assim, gostava dele
— T’Challa 🙅🏿♂️🇦🇹 (@Guii_Skywalker) December 1, 2020
QUEM SÃO OS DOIS JOGADORES
Da dupla, o jogador mais conhecido era o atacante Matheus Monteiro, de 20 anos, que teve boa participação na conquista do Inter na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, fazendo três gols na campanha.
Ele formou uma interessante parceria de ataque ao lado de nomes como Cesinha, Guilherme Pato e Praxedes – apenas o último segue no clube. Monteiro chegou a fazer treinos com profissionais, mas não jogou nenhuma partida no time de cima. O UOL Esporte informa que ele vinha afastado do time sub-20, sem jogar no Brasileirão da categoria.
Já Luiz Vinícius, autor da polêmica filmagem, tem 19 anos e atua preferencialmente como volante. Não era considerado titular da equipe sub-20, tendo feito apenas um jogo no Brasileirão deste ano.