Com anúncio de despedida de Gabigol ao final do confronto, o Flamengo faturou o título da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-MG pelo placar de 1×0, na Arena MRV, em Belo Horizonte – o Fla já havia ganho o jogo de ida pelo placar de 3×1 dentro do Maracanã, no Rio de Janeiro. No aspecto histórico, o clube carioca chegou à quinta conquista desta competição.
E, desta forma, se igualou ao Grêmio como o segundo time com maior conquistas. Ambos ficam atrás apenas do Cruzeiro, que venceu seis vezes. O tricolor gaúcho ganhou pela última vez em 2016 e, antes, tinha vencido em 1989, 1994, 1997 e 2001. O site GZH publicou o ranking atualizado dos vitoriosos:
- 6: Cruzeiro
- 5: Grêmio e Flamengo
- 4: Palmeiras
- 3: Corinthians
- 2: Atlético-MG
- 1: Inter, Fluminense, Athletico-PR, Vasco, São Paulo, Santos, Sport, Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista
Como foi o Grêmio na Copa do Brasil de 2024?
Por ter participado da Libertadores, o Grêmio entrou diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2024 e iniciou eliminando o Operário, do Paraná, depois de empatar em 0x0 na ida e vencer em Caxias do Sul por 3×1. Em seguida, o time treinado por Renato Portaluppi caiu nas oitavas nos pênaltis para o Corinthians depois de dois empates em 0x0.
No momento, o Grêmio segue focado em melhorar a sua campanha no Brasileirão para evitar qualquer tipo de risco na reta final. Em 12° lugar na tabela com 39 pontos, o tricolor, que perdeu na sexta por 1×0 para o Palmeiras, recebe o Juventude, quarta, no dia 20, às 19h.