Apesar de reconhecer que o Grêmio tem, sim, um título mundial, o ex-presidente colorado Fernando Carvalho soltou a corneta ao falar da conquista do rival sobre o Hamburgo, em 1983, reprisada no domingo pela RBSTV e vencida com dois gols do atual treinador Renato Portaluppi.
Carvalho apontou que a diferença desta vitória gremista com o título do Inter sobre o Barcelona, em 2006, quando ele ainda era o presidente, é que “nós recebemos depois do jogo, eles ganharam 30 anos depois e pela internet”.
“O Grêmio tem Mundial, sem dúvidas. A diferença é que eles receberam o Mundial 30 anos depois, pela internet. Nós recebemos logo depois do jogo. Essa é a diferença. Mas hoje a Fifa reconhece, temos que respeitar e não parto para este tipo de debate. Só que tem um asterisco ali. Que nem o título do Corinthians em 2005, tem o asterisco. Os meus títulos não têm asteriscos nenhum, estão todos explicados”, ironizou em entrevista nesta segunda-feira ao canal Vozes do Gigante, no YouTube.
De 1960 a 2004, Copa Intercontinental era o nome dado ao duelo em jogo único do campeão da Libertadores com o campeão da Liga dos Campeões da Europa. O Mundial reformulado e com a presença de clubes de outros continentes só teve início em 2005 – antes, teve um modelo-teste em 2000 com a vitória do Corinthians. A Fifa, como lembra o portal GaúchaZH, chancelou a partir de 2017 em demanda apresentada pela Conmebol os vencedores de 1960 a 2004 desta Copa Intercontinental como campeões mundiais.