Pela primeira vez em sua história, o Botafogo faturou o título da Libertadores ao vencer o Atlético-MG pelo placar de 3×1 neste sábado, no Monumental de Nuñez, na Argentina, em final que teve alguns ex-jogadores do Grêmio como personagens importantes. Antes disso, logo cedo, com menos de 1 minuto, o volante botafoguense Gregore foi expulso por acertar o rosto do rival Fausto Vera, naquilo que parecia que complicaria a vida dos cariocas.
Porém, mesmo com um homem a mais, o Galo teve uma posse de bola pouco efetiva e o time treinado por Artur Jorge chegou ao primeiro gol com Luiz Henrique após rebote na grande área. Pouco depois, o mesmo jogador sofreu pênalti e o ex-lateral-esquerdo gremista Alex Telles abriu 2×0.
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
O Atlético-MG voltou diferente para o segundo tempo, tentando fazer a superioridade numérica ter efeito e descontou bem cedo com outro ex-Grêmio, Eduardo Vargas, em um belo cabeceio. A pressão seguiu durante quase todo o segundo tempo, mas a defesa do Botafogo se portou bem, em especial o ex-goleiro colorado John, que venceu o duelo particular com Hulk.
Já na reta final, Vargas recebeu um passe central por entre os zagueiros e teve a bola do jogo para garantir o 2×2, o que deixaria o Atlético-MG vivo na disputa. Mas, com o seu pé esquerdo, ele acabou tirando demais de John e a bola foi por cima, para desespero da torcida do Galo. O chileno também perdeu outra oportunidade tentando por cobertura.
Nada explica ele n ter rolado pro Kardec no 2° lance.
— Thiago Oliveira (@Tholiveira) November 30, 2024
Eduardo Vargas pelo Grêmio
Após surgir muito bem no futebol chileno, Eduardo Vargas foi contratado pelo Grêmio em 2013 em um badalado elenco que tinha nomes como Cris, André Santos, Elano, Zé Roberto, Kleber Gladiador e Barcos. Ele, porém, não conseguiu ter um desempenho do agrado da sempre exigente torcida tricolor. E ficou marcado pela perda de um gol na eliminação nas oitavas da Libertadores para o Santa Fe.
O Botafogo, que em nada tem a ver com isso, sente o gosto doce da conquista mais cobiçada do continente e vai tentar a dobradinha na semana que vem com o Brasileirão. O clube cujo dono é o norte-americano John Textor lidera o campeonato com 73 pontos e visita o Inter na quarta-feira a partir das 21h30 no Beira-Rio.