
Depois de um início arrasador pelo Flamengo, empilhando vitórias e inclusive goleadas, Renato Portaluppi já passa a conviver com mais questionamentos no comando rubro-negro neste momento. A gota d’água para o fortalecimento das críticas foi a derrota deste sábado por 3×1 diante do rival Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão.
O tropeço é mais um dentro de uma semana bem instável do Flamengo, que ficou no 0x0 diante do Cuiabá no último domingo também em casa pelo Brasileirão e só conseguiu empatar em 2×2 contra o Athletico, quarta, pela ida da semi da Copa do Brasil, no último lance em cobrança de pênalti.
Bastante cobrado na coletiva de imprensa, Renato usou algumas justificativas como os desfalques constantes por lesão e suspensão, a falta de tempo para treinar e a presença em três competições disputando títulos.
“Temos coisas para melhorar, para corrigir, mas ninguém leva em consideração os problemas que estamos tendo. A gente sabe o que está passando. A cada três dias, o Flamengo tem obrigação de ganhar para ficar vivo nas competições. E nenhum time no mundo disputa três competições ao mesmo tempo e vence as três, é muito difícil. Quem tudo quer, nada tem”, disse Renato, antes de acrescentar sobre a ausência de Arrascaeta:
“O Arrascaeta faz falta em qualquer time, é um jogador diferenciado. E não é só o desfalque do Arrascaeta, mas não é desculpa. Jogando uma vez por semana, tem tempo de preparar e treinar a equipe. Desse jeito, a gente mal tem tempo para fazer um trabalho tático. Como vai ter entrosamento?”.
Com a derrota, o Flamengo caiu para o 3° lugar no Brasileirão com 46 pontos e ficou mais distante de tentar tirar o 1° lugar do Atlético-MG, que pode elevar a vantagem na liderança para 13 pontos se vencer em casa nesta tarde o Cuiabá. Nas redes sociais, torcedores compararam o discurso de Renato com o que ele mesmo fazia nos tempos de Grêmio – veja mensagens:
Era certo que a torcida do Fla não aceitaria Renato poupando no Brasileirão, JJ ganhou tudo sem poupar. Em nenhum outro time ele terá a autonomia que tinha no Grêmio, inclusive já pedem sua saída por lá. Ironicamente ele corre risco de não ganhar nada com o “time de 200 milhões”. pic.twitter.com/kRTCAcB5UP
— (@bernapoa2) October 24, 2021
A coletiva de Renato foi uma cópia fiel das derradeiras na época de Grêmio.
— Heverton Guimarães (@hevertonfutebol) October 24, 2021
Renato tá fazendo o Flamengo virar o Grêmio, O TIME QUE ODEIA O CAMPEONATO BRASILEIRO #colunadofla
— Junior Leite (@JniorLeitte5) October 23, 2021
Entrevista de Renato pós-Fla 1×3 Flu parece réplica das que dava no Grêmio depois de resultados ruins. O contexto, porém, é outro. Agora há um elenco excelente e uma base ótima, dos quais o técnico não tá tirando boas soluções. Cobrança vai crescer.
— mauricio saraiva (@mauriciosar) October 24, 2021
Esse é o Renato Gaúcho no Grêmio, continua dando as mesmas desculpas no Flamengo.@Flamengo #RenatoGaucho#Flamengo pic.twitter.com/Gka4cHnSHE
— Adriano #VencemosJuntos (@pedro1895) October 24, 2021
Renato afundou o Grêmio.
Renato é o rei das desculpas https://t.co/HGzU1dcsAV pic.twitter.com/yw9esVhLTk— Grêmio Campeão Sempre (@cgfpa) October 24, 2021
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vcs realmente não conhecem o Renato. Humildade não está no dicionário dele. Vai ser as mesmas desculpas de sempre, as mesmas de quando era técnico do Grêmio https://t.co/rmZx8S92xr
— Brunaᶠᵇᵖᵃ (@https_bahbru) October 24, 2021
Com um time de 200 milhões é fácil! Será mesmo Renato? Fácil é inventar desculpas e nisso vc é craque. Se fosse fácil os outros teriam conseguido, mas somente o Jorge Jesus conseguiu. Na verdade vc Renato é mto fraco, suas muitas desculpas só servem no Grêmio. Pede logo o boné.
— HELIO PERES AM (@HelioPeres) October 24, 2021
As entrevistas de Renato são previsíveis. Mesmas desculpas de quando estava no Grêmio.
— Samuelᶜʳᶠ (@samuelfcgomes) October 24, 2021
A desculpas do Renato no Grêmio, e pq não tinha dinheiro pra contratar..
No Flamengo ele tem tudo, é fala que e a quantidades de jogos que atrapalha ♂️♂️
Já está ultrapassado!
— Pão de alho do Tharson (@TeleskoTharson) October 23, 2021
Renato Gaúcho conseguiu ficar 5 anos no grêmio por causa das desculpas. Eliminações vexatórias da libertadores 19 20 e 21. Os gremistas viu que Renato teve sorte em 2017 e subiu: #ForaRenatoGaúcho . Futebol atual não existe espaço para motivador. @PaparazzoRN @JornalFla10
— Fora Renato: Se quiser ganhar a Libertadores (@SeiTudo21) October 23, 2021