Em função da provável saída de Marchesín para jogar no Boca Juniors nesta nova temporada, o Grêmio focou suas atenções no mercado em busca de uma reposição e avançou nas últimas horas nas tratativas com o goleiro Tiago Volpi, de 34 anos, que pertence ao Toluca, do México. No Brasil, ficou mais conhecido por sua passagem com a camisa do São Paulo.
Ele estava em campo, por exemplo, na derrota do time paulista por 3×0 para o Grêmio, na Arena, na reta final do Brasileirão de 2021 – ano que o tricolor gaúcho vivenciou o seu terceiro rebaixamento. Volpi não tem boas lembranças daquele dia, já que levou um gol do meio de campo do meia Jhonata Robert, tratado como promessa na época e que hoje defende o Criciúma.
tiago volpi conseguiu levar um gol do <<<<<<<< MEIO DE CAMPO >>>>>>>> do <<<<<<<< JHONATA ROBERT >>>>>>>>
parabéns pela contratação, @betoguerra73 pic.twitter.com/SD9fh9RsNZ
— Jota 🇪🇪🐝 (@Jota__fbpa) January 21, 2025
Nascido em Blumenau, Santa Catarina, Volpi começou a sua trajetória no São José, de Porto Alegre, em 2010. Posteriormente, esteve no Luverdense e depois no Figueirense até ter a primeira experência no México jogando no Querétaro, antes de vir para o São Paulo. Naquele específico jogo de 2021, as escalações das duas equipes tinham:
Grêmio: Gabriel Grando; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Mateus Sarará), Lucas Silva, Campaz (Villasanti); Douglas Costa (Jhonata Robert), Ferreira (Darlan) e Diego Souza (Borja). Técnico: Vagner Mancini.
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda, Léo; Gabriel Sara, Igor Gomes (Gabriel), Rodrigo Nestor (Liziero), Benítez (Igor Vinícius), Welington (Marquinhos); Rigoni (Juan) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Gabriel Grando iniciará como titular do Grêmio
Tudo indica que Gabriel Grando, de volta do empréstimo ao Cruzeiro, iniciará o ano como titular do Grêmio já nesta quarta-feira, 22h, fora de casa, diante do Brasil de Pelotas, pela estreia no Gauchão. Outro nome especulado para esta posição foi o do também brasileiro Matheus Magalhães, mas a pedida do Braga, de Portugal, fez o tricolor recuar na tentativa.