
O vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, voltou a criticar duramente o uso do VAR no futebol brasileiro. Após a vitória sobre o Maracanã, em casa, por 1×0 pela Copa do Brasil, o dirigente demonstrou insatisfação com a forma como a tecnologia foi aplicada no gol anulado quando o jogo seguia 0x0, marcado por Raykkonen.
“O árbitro de campo teve atuação adequada, mas a condução do VAR acabou estragando o jogo. Em vez de ajudar, confundiu o árbitro. A imagem usada não tem clareza e o protocolo está longe de ser bem aplicado”, afirmou Bisol, em coletiva dada nesta tarde.
Segundo o dirigente, a tecnologia deveria trazer transparência e segurança, mas tem gerado insegurança e confusão. “As imagens são desfocadas, de má qualidade, e nem aparecem no telão para quem está no estádio. Isso deprecia o produto do futebol”, disparou.

Inter aponta incoerência nos critérios do VAR
Bisol destacou que o Inter já vinha alertando para os problemas desde o Gauchão e apontou a incoerência nas decisões da arbitragem em lances semelhantes. Para o vice-presidente, falta critério uniforme por parte da Comissão de Arbitragem da CBF.
“Quando o lance é inconclusivo, o certo seria manter a decisão de campo. Mas nesse caso, mesmo com dúvidas, o VAR interveio. Isso mais confundiu do que ajudou. A gente não está falando de má-fé, mas de erros graves que precisam ser corrigidos”, pontuou.
- Má vontade? Roger rebate repórter, defende Enner Valencia e avalia saída de campo “lenta”
- Roger Machado explica escolha por Raykkonen e critica decisão do VAR
CBF convoca reunião com clubes para discutir arbitragem
José Olavo Bisol também revelou que o Internacional estará representado pelo presidente Alessandro Barcellos em uma reunião marcada pela CBF para esta segunda-feira (6). A pauta principal será justamente a arbitragem.
“Não é comum, nessa altura do campeonato, termos tantos clubes de todas as séries reclamando. Isso mostra que algo está errado. Esperamos ser parte da construção de uma arbitragem mais justa”, disse Bisol.
Apesar das críticas, o dirigente destacou que o foco do clube segue na preparação para os próximos desafios e valorizou a classificação na Copa do Brasil. “Precisamos seguir focados, entendendo nossos objetivos e valorizando nossas vitórias”.
O próximo jogo do Internacional será neste sábado, 3 de maio de 2025, às 18h30, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.