Enquanto luta para se manter no G-4 do Brasileirão, o Grêmio evita tratar de renovações para a próxima temporada e ainda deixa a situação do técnico Renato Portaluppi em espera. Há, internamente, um “pacto” entre dirigentes, comissão e jogadores para que, antes de tudo, a vaga direta na Libertadores possa ser buscada.
Mesmo assim, a direção segue dando a entender que tem o desejo de manter Renato para a temporada de 2024. Neste sentido, o vice de futebol Antônio Brum se manifestou depois da recente vitória fora de casa sobre o Coritiba:
“Nós combinamos de conversar mais na frente, como parte desse pacto, e o Grêmio pensa, sim, em manter o Renato”, afirmou Brum, em declaração recuperada pelo site Globoesporte.com.
Em Curitiba, o presidente Alberto Guerra também acompanhou a delegação e tratou deste mesmo assunto à imprensa gaúcha em uma breve coletiva concedida na véspera do jogo:
“Quanto ao momento, acho que será quando atingirmos os nossos objetivos. Se for antes do fim do Brasileirão, poderá ser antes. Se for no último jogo, precisaremos esperar. O Renato e o Grêmio se misturam. São histórias que são quase uma só. Ele sempre entregou mais do que se esperava, sempre classificou o Grêmio para a Libertadores. Precisamos tratar com calma e no momento oportuno. Esperamos classificar para a Libertadores e anunciar a decisão que seja boa para todos”, destacou o mandatário.