Após ser empossada na última quarta-feira, em cerimônia que teve discurso e choro de Romildo Bolzan Jr, a nova direção do Grêmio comandada pelo presidente eleito Alberto Guerra tem a primeira missão já para os próximos dias: embarcar ao Rio de Janeiro e, presencialmente, fechar os últimos detalhes para a renovação com o técnico Renato Portaluppi visando 2023.
A realidade é que o Grêmio admite apostar todas as suas fichas na permanência de Renato. Tanto é que os próprios novos dirigentes já nomeados por Guerra reconhecem que não há “Plano B” para o caso de um eventual desacerto com o treinador.
“Já tivemos contato com o Renato por telefone. Nosso primeiro encontro pessoal vai ocorrer no final de semana. Estamos tratando com um treinador que dispensa comentários, trabalhamos apenas com a opção dele. Vamos encontrá-lo confiantes em um desfecho positivo”, comentou Paulo Caleffi, novo vice de futebol, à Rádio Gaúcha.
Guerra e Caleffi ainda devem ter a companhia de Antônio Brum, novo diretor de futebol, na comitiva tricolor que irá com missão clara e única à capital carioca.
“É uma grande honra trabalhar com o Renato. Nossa bandeira é a profissionalização, diminuindo a responsabilidade do dirigente político, trabalhando em conjunto com os profissionais. Em alguns momentos talvez ele tenha se sentido sozinho, e por isso recorreu a tomar algumas decisões sozinhas. Ele gosta muito de compartilhar decisões e será um prazer. Tomara que a gente consiga mantê-lo”, colocou Brum após o ato de posse na quarta-feira.
Paulo Caleffi está à esquerda de Guerra nesta foto; Brum à direita – Divulgação/GrêmioRenato quer ficar no Grêmio em 2023?
Todas as vezes em que foi perguntado sobre o desejo de ficar no Grêmio, de olho em 2023, Renato destacou que essa seria a sua prioridade. Porém, quer um elenco forte que seja capaz de disputar as competições de igual para igual com os demais. Neste sentido, montou até mesmo uma lista de reforços para a direção eleita:
“Para disputar títulos você precisa de um grupo forte. Se alguém falar que o Grêmio não precisa de reforços, esse cara deve ser mágico. O próximo presidente tem que pensar grande, porque o torcedor pensa grande. Tem que pensar grande. Não estou falando que o de fazer loucuras, mas trazer jogadores para fortalecer o grupo. É trazer jogadores que estão acostumados a ganhar. O grupo precisa de reforços”, disse Renato após o último jogo da Série B.
“Imagino que estes jogadores que eu vou indicar vão ajudar o clube. Vocês vão ver a lista no momento que eu entregar pro próximo presidente. Vou procurar fazer o melhor pro Grêmio, estando aqui ou não. Sabemos que precisamos reforçar o grupo. Série A é outro patamar. E o Grêmio, como eu sempre falo, tem que pensar grande, e para isso você precisa de um grupo forte”, encerrou, na ocasião.
Se tudo correr como a nova direção imagina, Renato estará se reapresentando com o grupo já no dia 7 de dezembro no CT Luiz Carvalho. Em 2023, os desafios serão o Gauchão, a Copa do Brasil e a volta à Série A nacional.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO:
- Com apenas “duas opções” para 2023, Diego Souza acompanha jogo na Arena e aguarda definição
- Desabafo de Guilherme, expectativa de Gabriel Silva e mais: as entrevistas após o último jogo
- Renato Portaluppi coloca ex-jogador do Inter em lista de reforços pensando em “reconstrução” de 2023
- Ídolo do Flamengo desfaz mito sobre Renato Portaluppi e diz que imprensa o subestima: “Adorei o trabalho”
- Novo vice-presidente de futebol do Grêmio autoriza torcida tricolor a pensar em títulos já em 2023