O Grêmio escolheu o argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros para ser o seu treinador, já que o português Pedro Caixinha recuou do convite e foi anunciado pelo Santos. O clube mantém expectativa de anunciar a contratação nas próximas horas, até para acelerar o planejamento da temporada de 2025 entre chegadas de reforços, renovações contratuais, saídas e eventuais vendas.
Atual treinador do Vélez, da Argentina, com quem foi campeão local neste ano, Quinteros tem oferta de um ano de contrato do Grêmio com cláusula de renovação automática em caso de metas atingidas. O salário é próximo do que foi oferecido para Caixinha, entre R$ 500 mil e R$ 600 mil.
O Grêmio tem otimismo para contratar Quinteros, que fez boa parte da sua carreira na Bolívia. Mas o treinador também tem uma proposta de renovação do próprio Vélez, que disputará a Libertadores da América na temporada do ano que vem.
Decepcionado pelo desfecho da negociação com Caixinha, o Grêmio já tem, de concreto, a chegada do preparador físico Rogério Dias, o Rogerinho, para 2024. A direção tem Alexandre Rossato como vice de futebol e Guto Peixoto como diretor. O ano de 2025 ainda marca a última temporada do primeiro ano de gestão do presidente Alberto Guerra, que poderá ou não tentar a reeleição.
Mais sobre Quinteros:
Idade — 59 anos;
Nascimento — Santa Fé, Argentina (naturalizado boliviano);
Clubes — Blooming (Bolívia), San Martín (Argentina), Bolívar (Bolívia), Oriente Petrolero (Bolívia), Seleção da Bolívia, Emelec, Seleção do Equador, Al-Nassr (Arábia Saudita), Al-Wasl (Emirados Árabes), Universidad Católica (Chile), Tijuana (México), Colo-Colo (Chile) e Vélez Sarsfield (Argentina).