
Ao final da trágica campanha no Brasileirão de 2021, que gerou o terceiro rebaixamento de sua história, o Grêmio resolveu promover uma limpa no elenco e chegou a fazer nota oficial confirmando a saída, dentre outros nomes, de Diego Souza. Só que, em um caso inusitado, talvez inédito, anunciou dias depois a volta do próprio… Diego Souza.
Na época, o principal dirigente de futebol gremista ainda era Denis Abrahão, que, nos últimos dias de 2021, entrou em contato por telefone com Diego Souza para “recontratá-lo” visando a Série B. O ex-centroavante conta que, na época, já tinha tudo praticamente acertado para jogar no Sport Recife:
“Aquilo foi a maior sorte do Grêmio na vida. Não é brincadeira não. Eu tinha um acordo com o Sport Recife, mas como o Grêmio caiu, eu falei para o Sport: ‘Só tem um porém, se o Grêmio quiser que eu fique em 2022, não importa salário, não importa nada’. Eu queria ficar por gratidão e para tentar mudar essa história para botar o time de volta à Série A. E o Sport me ligando, me ligando, me ligando. Eu ia levar o Maicon, o Everton e o Cortez para o Sport junto. Eram caras que botariam a camisa para jogar”, contou Diego Souza, ao jornalista Duda Garbi, antes de acrescentar:
“Aí eu estou nos Estados Unidos em um jogo de basquete e começa a me ligar um número 51. E eu não atendo. Número que eu não tenho eu não atendo. Só que me ligou muito e eu atendi. ‘Quem fala’. ‘Diego? É o Denis’. Aí expliquei que eu estava em um jogo, no meio de uma barulheira, que não dava para falar agora. Ele queria falar comigo e marcamos para conversar no dia seguinte. Era 30 ou 31 de dezembro. O Sport ficou chateado na época, mas eles já sabiam. Se fosse contrário eu faria o mesmo. Aí eu ‘voltei’ para o Grêmio. Acho que minha volta foi importante, o nosso time da Série B era bem limitado”, admitiu.
Diego Souza teve duas passagens pelo Grêmio
Antes disso, ainda no começo de sua carreira, Diego Souza brilhou no Grêmio de 2007 com o título do Gauchão e o vice da Libertadores, sendo uma das principais peças do time treinado por Mano Menezes. Depois, retornou ao clube entre 2020 e metade de 2023, quando foi viver os últimos seis meses de atleta profissional no Sport Recife.
Ao “ficar” no Grêmio na virada de 2021 para 2022, Diego Souza reforçou a sua importância no elenco e foi o principal artilheiro do time na campanha na Série B, que começou com Roger Machado e terminou com o comando de Renato Portaluppi.