A Federação Gaúcha de Futebol realizou congresso com os clubes participantes do Gauchão e definiu, nesta sexta-feira, o formato do campeonato de 2025, que passa a ter mudanças importantes em relação aos últimos anos. Agora, serão três grupos de quatro times, com Grêmio, Inter e Juventude de cabeças de chave. Os times, na primeira fase, fazem oito jogos apenas contra equipes de chaves opostas.
Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para as semifinais, que serão jogadas em ida e volta, assim como a final. Quem ficar entre o 5° e 8° lugar disputa um quadrangular valendo vaga na Copa do Brasil de 2026. Já entre o 9° e o 12° lugar realizam uma disputa contra as duas vagas do rebaixamento.
“Pensamos bastante para desenvolver esta nova fórmula, em razão das mudanças do calendário para o ano que vem. Buscamos prestigiar ainda mais o nosso campeonato, deixando a disputa mais emocionante. Em nome da diretoria da FGF, gostaria de agradecer a todos vocês pela confiança na elaboração deste trabalho e desejo um bom Campeonato Gaúcho a todos nós”, afirmou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
Os grupos do Gauchão de 2025:
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida
- Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz
Em 2025, o Gauchão ocupará apenas 12 datas, quatro a menos que no campeonato anterior. Este formato novo foi a solução encontrada pela FGF para acomodar o torneio dentro do calendário estipulado pela CBF. Os grupos foram sorteados no congresso desta sexta. O campeonato de 2025 está marcado para iniciar no dia 22 de janeiro e terminar no dia 16 de março.
Atualmente, o Grêmio detém completamente a hegemonia do estado, tendo vencido todos os Gauchões de forma ininterrupta desde a temporada de 2018. Já o Inter, que segue como o maior campeão historicamente, não vence desde 2016. Fora o tricolor, o último campeão foi o Novo Hamburgo, em 2017.