Na noite da última terça-feira, o Grêmio ingressou com mandado de garantia no TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) solicitando enquadramento do Internacional em mais um artigo do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) ainda por conta do ataque ao ônibus gremista no Gre-Nal que não aconteceu. O pedido do tricolor ainda sugere o Gre-Nal 435 com portões fechados e em local neutro, segundo o UOL Esporte.
A leitura feita pela direção do Grêmio é que o Inter também deve ser enquadrado no artigo 203 — que fala em “deixar de disputar, sem justa causa, partida, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”. Neste caso, a pena prevista no artigo é perda de pontos e mando de campo.
Segundo o jornalista da Rádio Guaíba, Geison Lisboa, a presidência do TJD-RS já bancou a realização do Gre-Nal com público no Beira-Rio normalmente nesta quarta, 21h. Ou seja, tudo mantido apesar da nova reivindicação do Grêmio. O tricolor também foi denunciado por conta da quebra e do arremesso de cadeiras no jogo que não aconteceu.
Presidente do TJD, Pery Silveira, deixa claro que o GRENAL acontece normalmente hoje. No Beira-Rio e com portões abertos. @FutebolGuaiba #GuaíbaNoGrenal
— Geison Lisboa (@geisonlisboa) March 9, 2022
Em nota, a Federação Gaúcha de Futebol se manifestou da seguinte maneira:
“O Tribunal de Justiça Desportiva – TJD informou à Federação Gaúcha de Futebol – FGF, no final da tarde de terça-feira (08), que a Procuradoria do Tribunal ofereceu denúncia aos clubes envolvidos nos fatos ocorridos no clássico Gre-Nal do dia 26 de fevereiro, pela 9ª rodada do Gauchão 2022, adiado em razão de um ataque ao ônibus que transportava a delegação do Grêmio, no qual atletas foram atingidos.
De acordo com os termos da denúncia, o S.C. Internacional foi denunciado por infração aos art. 211 e ao art. 213, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD. O Grêmio FBPA foi denunciado por infração ao art. 213 e ao art. 243-G VII do CBJD.
A Federação aguarda o processamento e o julgamento do caso pelo TJD.”
A expectativa para o jogo de logo mais, pela primeira fase do Gauchão, é de 30 mil colorados nas arquibancadas e 2 mil gremistas.
- Atualização da matéria: pedido do Grêmio foi oficialmente indeferido pelo TJD-RS: