InícioInter

D’Alessandro recebe homenagem especial no RS após história construída no Inter

Argentino foi um dos nove homenageados em cerimônia que destacou trajetórias ligadas ao desenvolvimento do Estado

Continue lendo após o anúncio

Andrés D’Alessandro recebeu uma homenagem especial no Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (1º). O ídolo do Inter foi um dos nove vencedores da 27ª edição do Troféu Guri, entregue pelo Grupo RBS na Casa RBS da Expointer, em Esteio, e ficou justamente com uma distinção reservada a quem não nasceu no Estado, mas construiu uma relação marcante com a sociedade gaúcha: a categoria “gaúcho por adoção”.

A escolha havia sido anunciada anteriormente, mas a novidade agora é a entrega efetiva do prêmio. A cerimônia começou por volta das 18h30 e reuniu homenageados de diferentes áreas, além de familiares, autoridades e convidados. D’Alessandro apareceu na premiação não apenas pela trajetória construída no futebol gaúcho, mas também como fundador do Instituto Lance de Craque, iniciativa social que mantém projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Criado em 1998, o Troféu Guri procura reconhecer pessoas que contribuem para desenvolver e projetar o Rio Grande do Sul por meio de suas atividades. A premiação contempla tanto personalidades nascidas no Estado quanto alguém que escolheu viver no RS e criou uma identificação especial com a região. Em 2026, esse reconhecimento de “gaúcho por adoção” ficou com um argentino que desembarcou em Porto Alegre para jogar futebol e acabou construindo boa parte da vida no Estado.

+ Após projetar Série B, Guerrinha aponta caminho do Inter para o Gre-Nal

Relação de D’Alessandro com o Inter virou vínculo com o Rio Grande do Sul

D’Alessandro chegou ao Inter em julho de 2008 e rapidamente se tornou uma das principais referências do clube. Somando suas diferentes passagens pelo Beira-Rio, disputou 529 partidas, marcou 97 gols e conquistou 13 títulos com a camisa colorada, de acordo com os registros do próprio Inter. Entre as taças estão a Conmebol Sul-Americana de 2008, a Conmebol Libertadores de 2010, a Recopa Sul-Americana e sete edições do Campeonato Gaúcho.

O vínculo acabou ultrapassando a atividade como jogador. D’Alessandro fixou residência em Porto Alegre, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre e posteriormente conquistou a cidadania brasileira. Depois de encerrar a carreira profissional em 2022, ainda retornou ao Inter em outra função e trabalhou como diretor esportivo durante o ciclo de 2024 e 2025, antes de deixar novamente a estrutura do futebol colorado.

A atuação social também ganhou espaço importante nesta relação construída no Estado. O Instituto Lance de Craque promove atividades esportivas e de formação para jovens, enquanto o tradicional jogo beneficente criado pelo ex-meia segue reunindo atletas e personalidades para arrecadar recursos. A edição de 2026 do evento está pré-agendada para dezembro e deverá ser realizada no novo estádio do Gramadense, na Serra Gaúcha, tornando-se uma das atrações previstas para a inauguração oficial da praça esportiva.

+ Inter baixa preços e cria pacote de promoções para jogo contra o Santos

O Instituto também participa de outras ações fora do jogo festivo. Para setembro, integra o projeto Quatro Mãos pelo RS, ao lado de iniciativas ligadas a Rafael Sobis, ao Instituto Geração Tricolor e à plataforma Vakinha. O evento beneficente marcado para o dia 26 pretende realizar um leilão de itens esportivos e experiências, com meta de arrecadar R$ 500 mil para projetos que atendem crianças no Estado.

Na cerimônia desta terça, o Grupo RBS destacou justamente trajetórias que extrapolam a atividade profissional dos premiados e provocam impacto na sociedade gaúcha. Além de D’Alessandro, foram homenageados nomes da comunicação, música, ciência, agronegócio, empreendedorismo e atuação social. Pela primeira vez, a premiação também contou com a categoria “Guri do Futuro”, voltada a pessoas de até 35 anos que já produzem impacto relevante no Rio Grande do Sul.

Para D’Alessandro, a distinção adiciona um reconhecimento diferente à extensa coleção conquistada desde que chegou ao Estado. Desta vez, não houve gol, clássico ou título pelo Inter envolvido. O prêmio recebido na Expointer reconhece justamente o caminho percorrido depois que o argentino adotou Porto Alegre como casa e transformou uma relação inicialmente construída pelo futebol em vínculo permanente com o Rio Grande do Sul.

+ Falso Luís Castro engana Enamorado do Grêmio e mira D’Alessandro, ídolo do Inter

Publicidade

Artigos relacionados

Continua depois da propaganda. Parcerias comerciais e publicidades, envie mensagem WhatsApp para 51 99999-8999