A segunda-feira do Grêmio ficou marcada pela apresentação oficial do volante colombiano Gustavo Cuéllar, de 32 anos, que fechou contrato de duas temporadas e ganhou a camisa de número 6 das mãos dos dirigentes. Ele, que estava no Al-Shabab, da Arábia Saudita, respondeu na coletiva se sente que poderá ser uma nova “liderança” no vestiário gremista:
“Primeiro ganhar o respeito dentro do clube, depois da torcida. Que é o maior patrimônio do clube. É isso que estou pronto para fazer. Há vários tipos de líderes. Me considero uma liderança que chama os companheiros pelo esforço e dedicação dentro de campo. Sempre dou meu melhor para o clube”, afirmou, segundo o jornal Zero Hora.
“O torcedor pode esperar de mim respeito pelo Grêmio, raça e muita vontade. Estou sujeito a errar, tomara que não aconteça, mas me sinto pronto para me preparar para errar o menos possível”, ampliou o jogador, na primeira coletiva como atleta gremista.
Para Cuéllar, a sua maior dificuldade será a adaptação ao fuso horário depois de cerca de cinco anos fora do Brasil. “O mais difícil é o fuso horário. Não consegui dormir quase nada. Essa será a parte mais difícil. Depois o calendário com muitos jogos, mesmo que esteja acostumado. Vou me preparar para aguentar esse calendário”, acrescentou o colombiano.
Mais falas de Gustavo Cuéllar:
A ligação de Gustavo Quinteros
“O Gustavo Quinteros me ligou em uma conversa muito boa, falando da vontade e do desejo de trabalharmos juntos. Fiquei feliz e orgulhoso. Por um time como o Grêmio se interessar em mim. Falei para ele a minha ideia de voltar para perto da Colômbia. E o Brasil tinha me recebido muito bem. Sinto o carinho do povo brasileiro. Aqui é a minha segunda casa. Expressei para o treinador os meus desejos principalmente na parte esportiva e as metas que eu tenho. Quero fazer as coisas bem para atingir meus objetivos pessoais e profissionais. A conversa com ele ajudou na decisão de vir ao Grêmio”
O futebol gaúcho
“Sempre me falaram que o futebol gaúcho é muito físico. Os meus desejos, obviamente, deixar uma bola relação, ser respeitado, isso quero fazer no Grêmio. Com trabalho e vontade, jogar, demonstrar porque estou no clube. Voltar à Seleção seria um grande objetivo e preciso jogar bem aqui para ser considerado. E um time gigante como o Grêmio tem objetivos claros. Vamos trabalhar para conquistar”
Responsabilidade no Grêmio
“Só o fato de estar no Grêmio já me traz muita responsabilidade. Mas o meu DNA é de ser jogador aguerrido, que não dá uma bola por perdida. Sempre tento ajudar o time principalmente defensivamente. Eu sei da história dos jogadores que passaram no clube nesta posição e também atualmente temos grandes jogadores no meio. Quero continuar nessa linha e fazer o que sempre fiz. Volto a repetir: estou muito ansioso para jogar pelo Grêmio”
Nome: Gustavo Leonardo Cuéllar Gallegos
Nascimento: 14/10/1992 (32 anos)
Naturalidade: Barranquilla/COL
Clubes: Deportivo Cali/COL (2009-2016), Júnior Barranquilla (2014-2016), Flamengo/RJ (2016-2019), Al Hilal/ARS (2019-2023) e Al-Shabab/ARS (2023-2024).
Títulos: Copa da Colômbia (2010 e 2015), Campeonato Carioca (2017 e 2019), Copa Conmebol Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2019), Liga dos Campeões da Ásia (2019 e 2021), Campeonato Saudita (2019-2020, 2020-21 e 2021-22), Copa do Rei Saudita (2019-20 e 2022-23) e Supercopa Saudita (2021).