A escolha de Marcelo de Lima Henrique para apitar o jogo desta quarta-feira contra o Grêmio, às 21h30, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, irritou o Corinthians. Um dos motivos é a boa relação do árbitro com o técnico gremista Renato Portaluppi, sendo que ambos trocaram presentes após uma partida do ano passado e o treinador divulgou na web.
Após Lima Henrique completar 1000 jogos, Renato o presenteou com uma camisa de Luís Suárez, hoje jogador do Inter Miami-EUA e que foi o principal nome gremista na temporada passada. Em troca, o treinador gremista recebeu cartões autografados.
De acordo com informações dadas pelo Globoesporte.com, o incômodo do Corinthians foi comunicado à CBF através de um ofício enviado pela área jurídica do clube. Nos últimos dias, o time paulista já vinha reclamando da “pressão exagerada” feita pelo Grêmio em função do último jogo das equipes pelo Brasileirão.
“A relação entre o técnico de futebol e o árbitro deve ser pautada pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela distância necessária para garantir a imparcialidade e a justiça no desenrolar do jogo. A proximidade excessiva pode gerar interpretações equivocadas e suspeitas desnecessárias por parte dos jogadores, torcedores e demais envolvidos no espetáculo”, avaliou o diretor jurídico do clube, Leonardo Pantaleão, em declaração publicada pelo GE.
Grêmio também enviou documento à CBF
Da parte do Grêmio, a irritação foi imensa com a arbitragem e com o VAR do jogo de quinta passada, que terminou em 2×2 na Neo Química Arena pelo Brasileirão. O tricolor se sentiu muito prejudicado pelo pênalti dado de Kannemann em Romero, no primeiro tempo, quando ainda vencia por 1×0. Posteriormente, a direção gremista enviou um ofício à CBF pedindo punição ao árbitro Alex Stefano, aos profissionais do VAR e solicitando atenção total ao jogo desta quarta pela Copa do Brasil.
“A gente fica indignado com o que está acontecendo na arbitragem. No ano passado, quando viemos aqui em Itaquera, eu fiz um pronunciamento. Foi um jogo muito parecido, onde não deram um pênalti escandaloso que talvez tenha tirado o título do Grêmio. E eu estava lembrando que, em 2010, na primeira passagem do Renato e eu de vice de futebol, foi a mesma coisa. Não acredito muito em coincidência. A gente fica triste pois estamos vivendo um momento muito difícil”, disparou o presidente gremista Alberto Guerra depois do jogo de quinta passada contra o Corinthians.
O serviço de Corinthians x Grêmio pela Copa do Brasil:
Provável Grêmio
Marchesín; Rodrigo Ely, Geromel e Jemerson; João Pedro, Villasanti, Edenilson e Reinaldo; Pavón, Cristaldo e Soteldo.
Provável Corinthians
Hugo Souza; Felix Torres, André Ramalho e Cacá; Matheuzinho, Raniele, Alex Santana, Garro e Hugo; Romero e Yuri Alberto.
Horário
A partir das 21h30 desta quarta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Arbitragem
Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE). VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR).
Onde assistir
O SporTV, TV Globo e Amazon anunciam a transmissão ao vivo.
Leia mais:
- Vegetti esbraveja contra “choro” do Grêmio pós-Corinthians e recebe resposta de Renato: “É fácil falar”
- A reação inusitada de Renato flagrada por repórter na comemoração do gol de Soteldo