Dois dias depois do empate em 1×1 entre Grêmio x Santos, na Arena, pela ida das quartas de final da Libertadores, a Conmebol divulgou o conteúdo das conversas entre o árbitro Juan Benitez e seus assistentes na operação do VAR em dois lances emblemáticos da partida.
O primeiro deles é o da anulação do cartão vermelho a Pinares, que havia sido punido pelo árbitro no lance com Diego Pituca. No entanto, as imagens mostraram que é o santista quem chega atrasado no lance, e Benitez tirou o vermelho do gremista para dar amarelo ao volante:
A conmebol liberou os áudios do jogo #Grêmio x Santos.
❌ Árbitro antes do VAR: “Uso de força excessiva” (Se referindo a Pinares).
✅ Árbitro depois do VAR: “…O jogador de preto é que chega primeiro e o de branco pisa. Troco minha decisão…”
Vídeo: Conmebol pic.twitter.com/sXl6cOLUr8
— CoperoTV (@CoperoTV) December 12, 2020
O outro lance de grande polêmica foi nos acréscimos da partida. A bola bate no braço de Vinicius Balieiro dentro da área, e o juiz é chamado pelo VAR para fazer a revisão. Com a marcação da penalidade confirmada, Diego Souza empatou para o Grêmio:
Áudio do Pênalti.
Depois de muita confusão:
✅ Árbitro: “… Estou vendo uma mão ampliada! Amplia o volume do corpo… considero pênalti sem cartão…”
✅ VAR: “Isso mesmo! Está claramente dentro da área em uma situação de bloqueio…”
Vídeo: Conmebol pic.twitter.com/pDyNfgWG5Z
— CoperoTV (@CoperoTV) December 12, 2020
A decisiva partida da volta ocorre na quarta-feira que vem, na Vila Belmiro, com o vencedor garantindo vaga à semi para esperar Boca x Racing. Um empate em 0x0 beneficiará o Santos, enquanto o 1×1 força os pênaltis e os demais empates com gols classificam o Grêmio.