Com Vanderson perto de ser negociado em definitivo pelo Grêmio, sendo neste momento o Monaco, da França, o seu provável destino, a direção tricolor agiliza nos bastidores para ter um substituto visando a temporada de 2022 e trabalha com o retorno do colombiano Luis Orejuela, de 26 anos, que pertence ao São Paulo.
A ideia gaúcha é oferecer uma compensação financeira ao São Paulo, que o mantém em contrato até 2024. O Grêmio deseja fazer um contrato de um ano de empréstimo e com os valores de compra fixados ao final do prazo. Vale lembrar que o vínculo de Rafinha também não foi renovado para 2022.
Orejula se enquadra no perfil que o Grêmio deseja para o ano que vem, sendo um jogador de força, velocidade e vigor físico. Em sua passagem pelo clube em 2020, acabou atrapalhado por algumas lesões e não superou totalmente a concorrência de Victor Ferraz.
No início de 2021, como lembra o site GZH, o São Paulo adquiriu 50% dos direitos econômicos de Orejuela e firmou com o lateral um contrato até março de 2024. Antes de sua saída do clube, o Grêmio tentou firmar a compra junto ao Cruzeiro, mas não obteve sucesso na parte final da negociação.