Após surgir entre os jovens que despontaram no início do Gauchão desta temporada, o jovem meia Pedro Lucas desceu ao time de transição e, até segunda ordem, seguirá por lá. Recentemente, conforme traz o Globoesporte.com nesta segunda-feira, clubes como Palmeiras e Athletico se interessaram por um empréstimo com valor fixado de compra, mas o clube gaúcho não se interessou por esse modelo.
A tendência é que Pedro Lucas, atualmente com 19 anos, siga jogando o Brasileirão de Aspirantes sem a perspectiva de aproveitamento no time de cima no restante da Série A e da Copa do Brasil. O clube projeta uma maior participação do articulador no time de cima somente na próxima temporada.
“O Pedro voltou para a transição. Estava fazendo recuperação muscular para melhorar o biotipo magro. Isso precisa ser aperfeiçoado. Está nesse processo ainda”, disse o presidente Romildo Bolzan Jr em entrevista à TV do clube em julho.
Levantado por Bolzan na entrevista acima, o aspecto físico é um dos temas que preocupava o Grêmio em relação à possível sequência de jogos de Pedro no time profissional. Por isso, o trabalho de fortalecimento muscular com acompanhamento nutricional. A ideia é dar mais “casca” ao jogador, cujo talento é tido como indiscutível na análise interna do clube.
Pedro Lucas foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019 e estreou no profissional do Grêmio exatamente na atual temporada. Ao todo, são 10 partidas disputadas e um gol marcado. O atual contrato vale até 2024 e tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 314 milhões, na cotação atual).