
Da mesma forma que está em busca de reforços, avaliando nomes do mercado interno e externo para diferentes posições, a direção do Grêmio também quer liberar jogadores para aliviar a folha salarial e gerar mais espaço dentro do elenco. O clube está aberto a ouvir propostas e, nos bastidores, já tem lista de atletas que devem sair assim que chegarem interessados.
Trazidos neste ano, os laterais João Lucas e Luan Cândido não aprovaram e não deverão permanecer. Ambos, inclusive, estavam sendo enviados pelo Grêmio ao Juventude na negociação para a compra do volante Caíque, que, até agora, não se confirmou.
- São Paulo demite Zubeldía e tenta contratar antigo nome avaliado pelo Grêmio
- Suárez em branco: como foi a estreia do Mundial e os primeiros jogos dos brasileiros
Raciocínio semelhante é feito para o zagueiro Jemerson, que perdeu espaço nos últimos jogos mesmo sem algum outro defensor destro disponível para Mano Menezes. O experiente atleta não conta com a simpatia da torcida por falhas recentes e será liberado se pintar proposta.
A lista ainda tem o jovem meia Gabriel Silva, que rodou por vários empréstimos nos últimos anos e não vem sendo aproveitado pela comissão de Mano. Os experientes Nathan Pescador e Pavón também podem viver outros ares em breve.

Arezo também vive futuro incerto no Grêmio; Carballo não fica
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
Outro nome de futuro incerto no Grêmio é o jovem centroavante Matias Arezo, que, recentemente, foi apontado pela imprensa italiana como alvo do Hellas Verona para o segundo semestre. Ele segue sendo apenas reserva de Braithwaite e sequer entrou nos últimos jogos, o que pode ser um indicativo do seu futuro em outro lugar.
Adquirido na metade do ano passado, Arezo tem 35 partidas pelo Grêmio, com seis gols feitos e contrato válido até 2028. Por ter representado um investimento importante junto ao Granada, da Espanha, ele não sairia do elenco gremista por empréstimo, mas apenas por uma venda que gerasse recompensa financeira ao clube.
Com Thiago Silva possivelmente lesionado, Renato Portaluppi provoca jornalista
Já o volante uruguaio Felipe Carballo não será comprado pelo New York Red Bulls, dos Estados Unidos, mas também não deve voltar ao Grêmio até pelo excesso de estrangeiros. Mais cedo, repercutimos a informação do interesse do Athletico na contratação do uruguaio.
O planejamento do Grêmio aponta o retorno do grupo para o dia 23, próxima segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. O próximo jogo é no dia 8, na Arena, contra o São José, pela decisão da Recopa Gaúcha, que ficou pendente no primeiro semestre.