
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) surpreendeu clubes e atletas com a determinação de uma nova regra que irá punir os jogadores que “subirem na bola”. A jogada foi popularizada especialmente por Soteldo, ex-Grêmio, atuando pelo Santos. Em um jogo contra o Vasco, por exemplo, ele realizou o lance e despertou a ira dos rivais.
A CBF, em documento enviado às federações, explicou que, a partir de agora, a realização desta jogada gerará cartão amarelo ao autor e tiro livre indireto. Recentemente, o holandês Memphis Depay, do Corinthians, agiu assim na final do Paulistão contra o Palmeiras e também gerou imensa confusão logo a seguir.
“Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol”, diz um dos trechos do documento enviado pela CBF.
- Gremistas são presos no Paraguai e cantam músicas do Grêmio na viatura
- Vídeo aproximado mostra ação do gandula com defensor do Grêmio de costas
Essa não é a única novidade recente do futebol brasileiro, que também vem adotando a regra contra a “cera” dos goleiros. Agora, se os arqueiros segurarem a bola por mais de oito segundos, o adversário automaticamente ganha um escanteio.
Soteldo não ficou no Grêmio
Autor da “pisada” na bola no jogo entre Santos x Vasco em 2023, em jogo que lhe rendeu amarelo por tal ato, Soteldo acabou voltando para o Peixe na virada desta temporada. O Grêmio até gostaria da sua continuidade, mas achou muito caro o valor exigido de compra e abriu mão do investimento.
Confusão generalizada em Santos x Vasco após provocação de Soteldo e reação de Sebastián Ferreira pic.twitter.com/3uwu5z1Mdv
— ge (@geglobo) October 1, 2023