Para tentar uma última cartada em favor de Robson Oliveira, seu ex-motorista preso na Rússia há mais de 560 dias, o ex-volante gremista Fernando, hoje jogador do Beijing Guoan, da China, entrou em contato com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro em busca de ajuda ao seu antigo funcionário.
Bolsonaro deu detalhes da conversa com Fernando e disse que o ex-atleta do Grêmio está chateado com a repercussão negativa e com os julgamentos já feitos em seu nome. O governo brasileiro tentará interceder junto à Rússia para trazer novamente Robson ao país.
Bolsonaro disse há pouco que falou com o jogador Fernando sobre o caso Robson Oliveira. Preso há mais de 500 dias na Rússia, Robson transportava medicamentos para o sogro de Fernando.
O presidente afirmou que o atleta fez tudo o que podia e é vítima de “pré-julgamentos” pic.twitter.com/eeSLEpHOvK— Samuel Pancher (@SamPancher) October 6, 2020
“Nossa embaixada nos informou que Robson poderá ser condenado a 20 anos. A juíza do caso acaba de se aposentar e, dessa forma, o processo voltou à estaca zero. A justiça russa é bastante rígida e independente, mas um perdão do Governo local será buscado por nós”, disse Bolsonaro, antes de acrescentar: “Hoje serei orientado pelo Ministro Ernesto Araújo para um possível contato com Presidente Vladimir Putin. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil”.
O jogador também fez uma nova manifestação nas redes sociais:
Entenda o caso de Robson, ex-motorista de Fernando
O Mytedom 10mg (cloridrato de metadona), que é proibido na Rússia, mas liberado no Brasil, seria para dores nas costas do sogro de Fernando e gerou a prisão de Robson, que desconhecia o risco que estava correndo ao levar o medicamento na mala desde o Rio de Janeiro.
Recentemente, Fernando, hoje no Beijing Guoan, da China, fez dois gols no mesmo dia que a prisão de Robson – ainda do tempo que o ex-gremista jogava no Spartak Moscou – completou 560 dias.
O caso tem ganho grande dimensão nas redes a partir da tag #JustiçaPorRobson já abraçada por nomes como Richarlison, Felipe Melo e Felipe Andreoli. A defesa nega que exista a possibilidade de Robson receber a pena de prisão preventiva. De qualquer forma, uma sentença de 15 anos é cogitada. O governo brasileiro, agora, pretende atuar junto ao governo russo para trazer Robson ao Brasil.