Um cântico entoado pela torcida do Grêmio chamou negativamente a atenção de torcedores rivais, imprensa e demais fãs do futebol que esperavam pelo Gre-Nal 435, no Beira-Rio, vencido por 1×0 pelo Inter com gol de David. Na letra da canção, que já é antiga, um trecho fala em “chora macaco imundo”, algo bastante criticado na repercussão das redes sociais nesta quarta.
Durante a partida, este cântico não foi ouvido e acabou ficando restrito ao pré-jogo, mas viralizou na web com críticas de jornalistas e outros torcedores – veja o vídeo:
Infelizmente o cântico racista persiste. pic.twitter.com/zd0R8Yu4KJ
— Nando Gross (@NandoGross) March 9, 2022
Curiosamente, o árbitro da partida desta quarta-feira era Leandro Vuaden, o mesmo que, em 2014, às vésperas de um Gre-Nal, disse que pararia o jogo caso escutasse cânticos com teor de preconceito. Na época, não foi preciso tomar tal medida.
Grêmio e Inter estão classificados à semifinal do Gauchão e têm 18 pontos faltando uma rodada, com o tricolor em 2° pelos critérios de desempate. Neste momento, a tendência é de mais dois Gre-Nais na semifinal do estadual.
Veja a repercussão do cântico da torcida do Grêmio:
A Geral do Grêmio, por bom senso e pela mínima decência, deveria mudar as letras que contém a palavra “macaco”.
“Ah mas sempre cantou assim, é pq eles tinham um masc…” Foda-se. Muda a letra. Independente da intenção, esse tipo de termo é racista.
— Gremista sem audiência (@oCavaloCansado) March 9, 2022
Os caras tentando passar pano para o cântico racista usando a imagem do macaco como “mascote” do Inter, sem nem saber a história do pq ele foi usado. Os anos passam, e vcs continuam usando uma música que tem um trecho explícito de racismo e pra variar nada acontece.
— mari (@maryylag) March 10, 2022
Chora Macaco Imundo! Até quando? O que o Grêmio vai fazer para parar isso? O que o MP vai fazer para calar cânticos racistas? Futebol é celebração, não espaço para racista!
— Fernando Puhlmann (@Fpuhlmann) March 9, 2022
Não vou compartilhar o vídeo racista da torcida do Grêmio, mais um entre centenas que não podemos normalizar. Que coisa deplorável. Isso é nojento!
— Coach Alex Pussieldi (@alexpussieldi) March 10, 2022
Torcida do Grêmio gritando “Chora macaco imundo que nunca ganhou de ninguém”.
Mas, segundo o TJD, é só futebol. Segue o jogo.
Brasil, o paraíso tropical sem racismo. https://t.co/QWQVOF9WDU
— Antonio Tabet (@antoniotabet) March 9, 2022