
O ex-vice de futebol e atual candidato à presidência do Grêmio, Paulo Caleffi, gravou um novo vídeo em suas redes sociais dando o seu ponto de vista sobre a arbitragem brasileira e os erros cometidos contra o clube recentemente. Ele apontou uma série de lances polêmicos e ainda comentou a decisão da CBF de, recentemente, afastar os árbitros de campo e do VAR envolvidos na derrota para o Bragantino.
Para Caleffi, o afastamento é apenas uma decisão “simplória”, que não necessariamente irá atacar de fato o problema existente na arbitragem. Se eleito, ele promete ter o compromisso de buscar ajudar na “profissionalização” da categoria:
“Não é questão de mimimi ou de clubismo. A atitude da CBF em afastar os árbitros é simplória. Esses erros estão acontecendo ao longo do campeonato de maneira clara contra o Grêmio. Nós temos que ser firmes em cobrar a profissionalização da arbitragem. Essa pontuação não voltará ao clube e a eliminação da Copa do Brasil menos ainda. O Grêmio tem que ser firme nisso. Nós teremos esse compromisso na busca pela profissionalização da arbitragem. Não há mais como tolerar tantos erros”, disparou.
+ Ex-Grêmio e Palmeiras inicia carreira de técnico e já é anunciado pelo primeiro time
Grêmio se manifesta em nota
Em longo comunicado oficial publicado na noite de segunda-feira e assinado pelo presidente Alberto Guerra, o Grêmio pontuou algumas ações que planeja tomar junto à CBF em decorrência das questões de arbitragem. Cinco delas foram citadas pelo clube:
1. O Grêmio solicitou, por meio de ofício encaminhado ao Departamento de Competições (DCO) da CBF, a anulação dos cartões aplicados aos atletas Walter Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo) na partida contra o Bragantino.
2. O Clube adotará todas as medidas jurídicas cabíveis para evitar que seus atletas e o Grêmio sejam duplamente punidos — primeiro, pelo erro em campo, e depois, pela consequente suspensão na próxima partida.
+ Narrador perde a paciência com atacante do Grêmio: “Deveria jogar mais e falar menos”
3. O Grêmio transformará sua indignação em um movimento nacional pela qualificação da arbitragem, com o objetivo de reduzir a margem de erro, preservar a lisura das competições e valorizar o futebol brasileiro.
4. O executivo de futebol, Luis Vagner Vivian, encontra-se no Rio de Janeiro para tratar dos erros cometidos e propor à Comissão de Arbitragem da CBF medidas de qualificação da arbitragem nacional. Iniciativa semelhante já havia sido realizada em maio deste ano, em ação liderada pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari.
5. Outras ações complementares estão sendo avaliadas e serão divulgadas oportunamente.
+ Após críticas do Grêmio e do São Paulo, Sálvio Spínola pede árbitros estrangeiros no Brasileirão
Siga o Grêmio no nosso Canal do WhatsApp
Receba as notícias do Zona Mista direto no seu WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.