Livre no mercado desde a saída do Bragantino no segundo semestre deste ano, Pedro Caixinha mantém contato com a direção do Grêmio e está cotado para ser o substituto do técnico Renato Portaluppi, que há uma semana comunicou a sua saída do cargo. O português se enquadra no perfil desenhado pela direção gremista, que não descarta profissional estrangeiro, desde que já tenha trabalhado no Brasil.
Nesta segunda-feira, o comentarista da Rádio Gaúcha, Leonardo Oliveira, informou que o Grêmio está agendando uma conversa com Caixinha, o que deverá ocorrer na continuidade da semana e poderá aproximar ainda mais as partes. O português de 54 anos, recentemente, também foi especulado em Vasco da Gama e Santos.
Nas últimas horas, o site Globoesporte.com trouxe um relato que indica que os contatos entre Grêmio e Caixinha estão esquentando. Há alguns dias, o treinador respondeu a reportagem do portal negando conversas, mas, agora, não retornou as mensagens.
“Na quinta-feira passada, o próprio Caixinha, em contato com o ge, havia negado ter sido procurado pelo Grêmio. Nesta segunda, não respondeu aos contatos”, diz matéria publicada pelo jornalista Eduardo Moura no começo da noite desta segunda.
Grêmio começa a correr contra o tempo
Embora não aponte prazo, o Grêmio, nos bastidores, admite que gostaria de fechar com o novo treinador até o final desta semana, ainda antes do Natal. Isso vai acelerar o planejamento para a temporada de 2025, inclusive em relação ao futuro de jogadores em final de contrato, como Reinaldo, Diego Costa e Rodrigo Caio, entre outros.
“A gente quer acertar o quanto antes. Até porque o anúncio do treinador é a cereja do bolo. Tem todo um trabalho antes que a gente está fazendo. Esse processo não está parado e vem andando bem. Estamos entrando na parte final da contratação, mas é só questão de tempo e aí fazer o anúncio. Estamos dentro do tempo”, explicou o vice de futebol Alexandre Rossato.
De concreto, o que já se tem é que o Grêmio vai fazer a reapresentação do seu elenco no dia 8 de janeiro, no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. A estreia na primeira fase do Gauchão acontecerá no dia 22 ou 23, fora de casa, contra o Brasil de Pelotas.