No dia seguinte à derrota do Grêmio pelo placar de 2×1 para o Atlético-MG, na Arena MRV, pelo Brasileirão, a CBF divulgou, em seu site, o vídeo com a conversa dos árbitros no VAR antes da anulação do gol de Braithwaite. O lance, que o árbitro Luiz Flavio de Oliveira entendeu ter tocado na mão, gerou imensa irritação nos profissionais gremistas, principalmente no técnico Renato Portaluppi.
A jogada ocorreu imediatamente depois do gol de pênalti do Atlético-MG, feito por Hulk, cuja marcação também gerou insatisfação dos gremistas. De acordo com o diálogo da arbitragem, houve toque no braço de Braithwaite no momento que ele se adianta ao marcador e chega na área. Após ir ao monitor do VAR, Luiz Flavio decidiu pela anulação.
“Foi ele que fez o gol, né? Levou com o braço. Estou checando possível mão do jogador. Depois do movimento, toca no braço. Vocês conseguem ter a certeza? Para mim, tem um toque no braço. O lance é fino e preciso te chamar para você dar uma olhada, Luiz. Ela vem primeiro no peito e depois desliza no braço”, diz um dos membros da equipe do VAR. “Toca na mão esquerda. Estou voltando, anulando e voltando com domínio de mão”, afirma Luiz Flavio de Oliveira.
Braithwaite nega
Vivendo boa fase com a camisa do Grêmio, o centroavante dinamarquês Martin Braithwaite concedeu breve entrevista na saída de campo para a reportagem do Premiere e criticou a arbitragem por lances capitais do jogo, como o seu gol anulado:
“Jogamos bem. Mas creio que hoje o juiz nos prejudicou. Pra mim, não foi mão. Estamos frustrados. Estou decepcionado, porque pra mim o gol anulado não foi e o pênalti marcado também não”, destacou o centroavante do Grêmio.
Além deste fatídico lance, o Grêmio reclamou de outros três, inclusive com longa nota oficial publicada pós-jogo: o pênalti de Jemerson em falta sobre Hulk, um pênalti não marcado por toque na mão na área do Atlético-MG e a não expulsão de atleta rival por entrada em Pepê.
Grêmio de folga
Depois da derrota para o Atlético-MG, o elenco do Grêmio aproveita a Data-Fifa e ganha folga até a próxima segunda-feira, quando iniciará a preparação para o Gre-Nal de sábado, dia 19, às 16h, no Beira-Rio. O lateral-esquerdo Reinaldo, suspenso, será desfalque.
Leia mais:
- Renato revela “mico” que jornalista passou ao enviar questionamento para o Grêmio
- Irritado, Reinaldo revela provocação de Deyverson contra garoto do Grêmio: “Vai ser maior que ele”