Em uma tensa coletiva de imprensa pós-jogo, o vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, esbravejou contra a arbitragem de Maguielson Lima e também contra o lateral-direito do Botafogo, Vitinho. Segundo o dirigente gaúcho, o jogador botafoguense simulou e enganou os árbitros no lance que gerou a expulsão do meia Miguel Monsalve no segundo tempo do empate em 0x0 pelo Brasileirão, sábado, em Brasília.
“Eu queria que perguntassem pro Vitinho se na Premier League ele faria a simulação que ele fez. É lamentável a expulsão de hoje, uma vergonha. Uma simulação deslavada. O Grêmio veio para ganhar e não estamos satisfeitos com o empate. Tínhamos um pacto no vestiário para ganhar. Mas a arbitragem não deixou vencermos a partida. A simulação do Vitinho é uma vergonha para o futebol. Na Inglaterra ele não fez isso, ele levantava ligeirinho”, disparou Brum, depois do duelo.
“Orgulhoso desse grupo. Um grupo sério, que representa o Grêmio. Na Premier League, esse lance era cartão para o jogador do Botafogo. Não posso prometer entrega técnica. Mas posso prometer a entrega de hoje. Vamos lutar até o fim do ano e o torcedor pode ter certeza disso”, acrescentou.
O jogador do Botafogo
Conforme lembrou Brum, Vitinho, de 25 anos, atuava na Inglaterra, onde defendia as cores do Bunrley, até ser comprado pelo Botafogo na janela de agosto. O clube carioca, turbinado pelos investimentos do dono de sua SAF, John Textor, pagou cerca de 8 milhões de euros (R$ 49,3 milhões) fixos mais 2 milhões em bônus (R$ 12,3 milhões) para ter este atleta, tornando-o um dos defensores mais caros do futebol brasileiro.
Vitinho começou a carreira no Cruzeiro, mas foi vendido logo cedo para o Cercle Brugge, da Bélgica. Pela afinidade com a perna esquerda, também pode jogar na outra lateral. Por lá, o Botafogo tem outros nomes como Alex Telles, Marçal e Cuiabano.
Segundo levantamento do portal Globoesporte.com, Vitinho realizou 41 jogos pelo Burnley em 2022/23, ajudando a equipe a subir para a Premier League. Na última temporada, já na badalada liga inglesa, alternou momentos entre titular e reserva, jogando 36 vezes.
Súmula justificou expulsão de Monsalve contra o Botafogo
Muito criticado pelo Grêmio depois da partida, o árbitro Maguielson Lima escreveu o seguinte na súmula do jogo para justificar o cartão vermelho dado para Monsalve:
“Culpado de conduta violenta. Por golpear com cotovelo no rosto de seu adversário, Vitinho, com uso de força excessiva, fora da disputa de bola. Eu informo que o atleta expulso resistiu em sair do campo, iniciando um tumulto entre os atletas e tendo que ser contido pelos seus companheiros de equipe”, diz o documento.