
A Confederação Brasileira de Futebol – CBF – promoveu em sua sede nesta quarta-feira no Rio de Janeiro o Congresso Técnico do Brasileirão, que iniciará no dia 29 de março e irá até dezembro, tendo 10 meses de disputa pela primeira vez no atual formato. As regras seguem as mesmas do campeonato do ano anterior, mas com algumas novidades anunciadas pela entidade.
Envolvidos em semana importante, tendo o Gre-Nal de domingo decisivo pelo Gauchão no Beira-Rio, os presidentes Alberto Guerra e Alessandro Barcellos estiveram presentes no evento da CBF no Rio de Janeiro. Pelas fotos divulgadas pela entidade, ambos inclusive sentaram lado a lado.
Tanto Inter quanto Grêmio estreiam no mesmo dia no Brasileirão de 2025. O tricolor joga mais cedo no dia 29, um sábado, às 18h30, na Arena, em Porto Alegre, contra o Atlético-MG. Mais tarde, o Inter visita o Flamengo, no Maracanã, às 21h.

Mudanças do Brasileirão de 2025
“A reunião teve muito diálogo. A CBF não é dona da verdade e o bom senso prevaleceu. Estamos prontos agora para iniciar a Série A do Campeonato Brasileiro, competição que a cada ano cresce. Nas duas últimas edições, a média de público foi superior a 25 mil torcedores por partida, uma marca histórica da competição. A audiência também só aumenta”, revelou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao site da entidade. Algumas modificações:
Segundo a CBF, uma das novidades na arbitragem no Brasileirão será a atuação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais. O grupo vai avaliar as decisões tomadas pelos árbitros na competição. O Comitê é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018.
A competição vai adotar nesta edição o novo método de reposição de bola. Será o Sistema de Bolas Múltiplas usado na Premier League para que os jogos tenham mais tempo de bola rolando. Na beira de campo, haverá cones com 16 bolas disponíveis para o jogador ir lá e retirar.
Além disso, o Brasileirão 2025 será interrompido durante os períodos de Data-Fifa. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.