
Ciente da repercussão negativa de sua imitação do ex-goleiro do Mazembe, Kidiaba, o jornalista Farid Germano Filho, que acaba de ser demitido da TV Bandeirantes, fez uma retratação pública nas redes sociais pedindo desculpas. No dia anterior, que marcava o “aniversário” da vitória do time do Congo sobre o Inter no Mundial de 2010, o comunicador gremista “quicou” no chão como Kidiaba fazia, mas ao mesmo tempo fez sons supostamente imitando um macaco no programa Os Donos da Bola-RS.
“Pessoal, eu estou neste momento fazendo essa manifestação de muito pesar, mas de coração muito aberto. Eu cometi um erro grave no Os Donos da Bola, na TV Bandeirantes. Errei. Fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que poderiam ou caracterizaram racismo. Eu não sou racista. Eu estou aqui para pedir desculpas. Como ser humano, tenho direito a errar e não posso repetir meus erros”, declarou Farid.
Sequência fora, duas decisões e jogos adiados: o mês de julho para o Grêmio
Associação critica Farid
Também nesta sexta-feira, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) repudiou em nota oficial a atitude de Farid:
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
“A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) repudia a atitude do colega Farid Germano Filho, do programa Donos da Bola da Tv Bandeirantes, que ao imitar o gesto do goleiro Kidiaba emitiu sons sugerindo macaco. Tal ação é interpretada como ato racista com o que nossa entidade jamais concordará”, declarou a entidade.
O ato polêmico
Para provocar o Inter e celebrar o “aniversário” de 13 anos da vitória do Mazembe, Farid disse as seguintes palavras após fazer a imitação do gesto de Kidiaba:
Grêmio desistiu? Em nota, Juventude diz que não liberaria Caíque para jogar sem condições
A”Mazembe Day! 13 anos hoje do maior fiasco da história do futebol do Rio Grande do Sul. Reverência, reverência, reverência ao Kidiaba”, ironizou Farid.
Farid é acusado de racismo em provocação ao Internacional.
🗞️ @ObRacialFutebol
🎥 BandPavón entra na mira do Racing e pode render quantia financeira ao Grêmio, diz repórter
— Goleada Info (@goleada_info) December 15, 2023
Onde assistir, provável time e novidades: tudo sobre o jogo-treino do Grêmio