
A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) soltou nota oficial neste domingo contra o zagueiro Vitão, do Inter, que soltou palavras duras neste sábado contra a arbitragem na derrota fora de casa de 4×2 para o Corinthians. O juiz de campo foi Paulo Cesar Zanovelli, que irritou os profissionais colorados.
“A gente sabe que aqui é sempre assim. Nosso time vinha de uma sequência boa, mas aqui a gente joga sempre contra 12. É sempre assim. Nunca que aquilo que o Bruno Henrique fez foi falta para segundo amarelo. No gol anulado, o Yuri Alberto já tinha tomado cartão e tinha que tomar outro para ser expulso. O lance do pênalti no Wesley o VAR nem chamou para olhar. Botam esses árbitros c… para apitar aqui e aí é sempre assim. Vai ser sempre 12 contra 11 nesta porcaria”, disparou Vitão.
Vitão se referia a alguns lances polêmicos da partida, como:
+ Inteligência Artificial aponta favorito e provável autor do gol em Ceará x Inter no Castelão
- A expulsão de Bruno Henrique, que gerou revolta no Inter;
- A não expulsão de Yuri Alberto, que, segundo ele, merecia um segundo cartão amarelo;
- O pênalti não marcado em Wesley, que sequer foi revisado pelo VAR.

A Abrafut, em seu comunicado, ainda revela que vai representar denúncia formal contra Vitão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), visando alguma futura punição ao atleta por sua postura na Neo Química Arena.
A nota oficial da entidade contra Vitão
“abrafutoficial NOTA DE REPÚDIO
A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à postura do atleta Vitão, do Sport Club Internacional, após a partida contra o Corinthians, realizada em 03/05/2025.
Durante suas declarações, o jogador dirigiu palavras ofensivas ao árbitro Paulo César Zanovelli, utilizando termos desrespeitosos e insinuando favorecimento à equipe adversária.
Tal comportamento é absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte. Críticas construtivas fazem parte do futebol, mas insultos, insinuações maliciosas e a falta de respeito ao trabalho dos profissionais da arbitragem não podem ser tolerados. O respeito à arbitragem é fundamental para a manutenção da integridade das competições e para a valorização de todos os envolvidos na construção do espetáculo esportivo.
Diante da gravidade dos fatos, a Abrafut informa que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis.
+ Ceará x Inter: prováveis escalações, horário, arbitragem e onde assistir
Reiteramos que a arbitragem brasileira merece respeito. Atitudes como essa não apenas atacam um profissional, mas atingem todo o futebol nacional e sua credibilidade.
Respeito é o mínimo. E vamos exigi-lo.
Abrafut – Associação de Árbitros de Futebol do Brasil.”
Inter se concentra na Conmebol Libertadores
O Inter agora volta seu foco para a Conmebol Libertadores, onde enfrentará o Atlético Nacional, na quinta-feira, dia 8, às 21h30, em Medellín. O Colorado precisa de um bom resultado para seguir bem na competição e manter-se na zona de classificação às oitavas de final.


Acompanhe em tempo real tudo sobre o clube: lances, vídeos, imagens exclusivas, entrevistas, coletivas, curiosidades e muito mais. Basta seguir o nosso canal no WhatsApp e não perder nenhum detalhe.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









