Arena do Grêmio se manifesta após episódio em elevador envolvendo JB Filho e Gustavo Berton

Situação ocorreu durante o jogo em que o Grêmio perdeu para o Flamengo na Copa do Brasil

Durante o recente jogo entre Grêmio 0x2 Flamengo, na Arena, pela ida da semifinal da Copa do Brasil, os repórteres João Batista Filho e Gustavo Berton, da Rádio e TV Bandeirantes e ESPN Brasil respectivamente, teriam sido hostilizados por torcedores gremistas ao entrarem no elevador de acesso às cabines – este elevador é compartilhado por torcedores que utiliaram o andar das cadeiras logo abaixo das cabines.

Veja também:
1 De 2.923

Como mostramos abaixo, este fato desencadeou uma nota de repúdio da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), que solicitou providências da empresa que administra a Arena. Nesta quinta, a própria Arena soltou nota oficial explicando como funciona o seu trabalho em dias de jogos, mas alegou “não ser viável” deixar um elevador de uso exclusivo para a imprensa:

Nota da Aceg:

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), por meio desta nota, se solidariza com os colegas João Batista Filho, do Grupo Bandeirantes, e Gustavo Berton, da ESPN Brasil, por terem sido alvo de hostilidades e constrangimentos provocados por torcedores do Grêmio, no elevador utilizado pela imprensa pra acessar as cabines da Arena do Grêmio, na noite desta quarta-feira (26), durante a cobertura de Grêmio x Flamengo. Ambos sofreram violência verbal, foram ofendidos e ameaçados, pelos torcedores que usam o mesmo elevador para acessar as cadeiras de andares abaixo das cabines. Fato absolutamente lamentável e desnecessário, que condenamos com veemência. Os profissionais estão ali para cumprir seu trabalho, agradando ou não o pensamento das torcidas, fazendo unicamente suas funções, algo que nossa entidade sempre vai defender. Ao mesmo tempo, pedimos providências à Grêmio Arena, como solicitado dois meses atrás e ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, de que se encontre uma alternativa viável, para que a segurança dos profissionais seja preservada

Nota da Arena do Grêmio

Em meio aos desafios que enfrentamos diariamente na busca pela excelência em oferecer um ambiente seguro, inclusivo e propício ​para todos, inclusive à cobertura jornalística de nossos eventos, é com respeito e atenção que salientamos algumas considerações sobre a solicitação recentemente apresentada ​pela Aceg.

A Arena do Grêmio, desde sua concepção, tem se firmado como um local de convivência harmoniosa, pautado pela paz e pela cooperação mútua. A relação com a imprensa é de vital importância para nós, sendo os profissionais da comunicação peças fundamentais na construção de uma narrativa fiel e enriquecedora dos acontecimentos que aqui se desenrolam.

Desejamos, antes de tudo, reiterar nosso compromisso com a inclusão e a segurança de todos os presentes em nosso estádio. Justamente por este compromisso, é que o acesso dos jornalistas já ocorre em apenas 4 elevadores à disposição da imprensa, que proporcionam acesso ao sexto nível, onde se encontram as cabines de imprensa. Vale destacar que, apesar de compartilhados com os torcedores, a relação tem sido pacífica nestes 10 anos de existência da Arena do Grêmio.

Em relação à solicitação específica de um elevador exclusivo para a imprensa, decorrente de uma situação de manifestação de um torcedor para dois jornalistas, gostaríamos de salientar que, apesar de não ser viável disponibilizar um elevador exclusivo, estamos comprometidos em aprimorar ainda mais nossas medidas de segurança e suporte, a fim de prevenir incidentes no futuro.

​Afirmamos ​que temos a disposição de todos, seguranças e orientadores estrategicamente distribuídos por toda a Arena, sempre prontos para prevenir e evitar qualquer situação indesejável. Além disso, a equipe de comunicação da Arena, Camejo Comunicação, marca presença em todos os jogos com três profissionais envolvidos, orientando, acompanhando e circulando para facilitar o acesso dos profissionais. Agradecemos pela compreensão, colaboração e pela construção conjunta de um ambiente seguro e propício ao jornalismo de qualidade.

LEIA MAIS:

você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas