InterCopa do BrasilCorinthiansGrêmio

Árbitro volta ao Beira-Rio após atrito com dirigente do Inter e polêmica em jogo do Grêmio

Escalado pela CBF, árbitro também esteve no centro de polêmica por expulsões em Vitória x Palmeiras

O árbitro Alex Gomes Stefano chegará ao Beira-Rio cercado por atenção especial para comandar Inter x Corinthians, neste domingo, às 19h30, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O profissional esteve envolvido em decisões contestadas poucos dias antes do confronto em Porto Alegre.

Stefano apitou a goleada do Palmeiras por 4×0 sobre o Vitória, na quarta-feira, pelo Brasileirão. A atuação provocou fortes reclamações do clube baiano, principalmente por uma cotovelada de Mauricio em Cacá que terminou apenas com cartão amarelo.

Posteriormente, Cacá acabou expulso por uma entrada em Jhon Arias. Luan Cândido também recebeu o cartão vermelho depois de fazer um gesto insinuando favorecimento ao Palmeiras, situação que levou o árbitro a ser chamado pelo VAR.

O presidente do Vitória, Fábio Mota, criticou publicamente a condução da partida. A repercussão ganhou importância para o Inter porque Stefano foi escolhido anteriormente pela CBF para trabalhar no primeiro confronto do mata-mata contra o Corinthians.

Árbitro de Inter x Corinthians já relatou reclamação de Fabinho Soldado

Alex Gomes Stefano possui um episódio recente envolvendo diretamente o departamento de futebol colorado. Ele apitou a derrota do Inter por 3×1 para o Bragantino, em maio, pelo Campeonato Brasileiro.

Após o confronto, o árbitro registrou na súmula que Fabinho Soldado aguardou a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários. Segundo o documento, o dirigente teria contestado de maneira acintosa e reiterada as decisões tomadas durante o primeiro tempo.

O Zona Mista mostrou na ocasião que a súmula de Bragantino x Inter relatou detalhadamente as reclamações de Fabinho Soldado. O árbitro afirmou que as manifestações continuaram durante todo o deslocamento até o vestiário.

Stefano não informou quais lances haviam motivado a insatisfação colorada. Apesar do registro, Fabinho Soldado não recebeu punição, mas o episódio reforça que o profissional já teve um encontro recente e tenso com um integrante da direção do Inter.

Agora, o árbitro voltará a conduzir uma partida colorada em um ambiente de maior pressão. O jogo contra o Corinthians abre uma eliminatória de Copa do Brasil, competição que representa uma das prioridades do clube no segundo semestre.

Partida do Grêmio teve quatro expulsões e críticas de Hulk

Outro episódio de repercussão ocorreu em agosto de 2025, durante a vitória do Grêmio por 3×1 sobre o Atlético-MG. A partida terminou com quatro jogadores expulsos e novas críticas à atuação de Alex Gomes Stefano.

Dodi e Junior Alonso receberam cartões vermelhos depois de uma confusão nos minutos finais. O VAR chamou Stefano para rever as imagens, porque o desentendimento não aparentava ter a gravidade inicialmente interpretada pela arbitragem.

Mesmo depois da revisão, o árbitro manteve as duas expulsões. Cuello e Carlos Vinícius também haviam recebido cartões vermelhos por entradas duras ao longo do confronto.

Na saída de campo, Hulk reclamou publicamente e afirmou que o “ego” do árbitro havia prejudicado sua atuação. O Zona Mista publicou a manifestação do atacante depois da partida marcada por expulsões e críticas contra a arbitragem.

O histórico não significa que haverá necessariamente problemas no Beira-Rio, mas ajuda a explicar por que a atuação de Stefano deverá ser acompanhada com atenção redobrada por jogadores, comissões técnicas e torcedores.

Inter tenta abrir vantagem antes da decisão em São Paulo

Dentro de campo, Paulo Pezzolano deve preservar a estratégia usada no empate por 1×1 com o Flamengo. A tendência é de manutenção do sistema com Alan Patrick e Carbonero mais avançados, sem um centroavante fixo entre os titulares.

O Zona Mista publicou o serviço completo de Inter x Corinthians, com as prováveis escalações, arbitragem e transmissão. A Amazon Prime exibirá exclusivamente a partida a partir das 19h30.

Alex Gomes Stefano será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Joverton Wesley de Souza Lima. Caio Max Augusto Vieira ficará responsável pelo árbitro de vídeo.

O Corinthians chega com desfalques importantes no ataque, enquanto o Inter não terá Sergio Rochet e Thiago Maia. Pezzolano espera repetir a intensidade defensiva apresentada contra o Flamengo, mas com maior eficiência nas oportunidades ofensivas.

A partida de volta está marcada para quinta-feira, às 20h, na Neo Química Arena. Por isso, vencer no Beira-Rio é considerado fundamental para que o Colorado não precise reverter a eliminatória fora de casa.

Além da vaga nas quartas de final, o confronto possui peso financeiro. A classificação garantirá uma nova premiação da CBF e manterá vivo o principal caminho do Inter para conquistar um título nacional na temporada.

Artigos relacionados

Continua depois da propaganda. Parcerias comerciais e publicidades, envie mensagem WhatsApp para 51 99999-8999