Após empatar em 2×2 fora de casa com o Fluminense na rodada passada do Brasileirão, o Grêmio volta a campo nesta sexta, 21:30, diante do Palmeiras, fora, buscando pelo menos um empate para evitar riscos dentro da tabela. A arbitragem será de Marcelo de Lima Henrique, que viveu uma curiosa polêmica com o treinador gremista Renato Portaluppi recentemente.
Tudo aconteceu antes do jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na época, o Corinthians chegou até a enviar um documento para a CBF reclamando da escala e “acusando” Marcelo de ser amigo pessoal do treinador do Grêmio. No ano anterior, Renato havia registrado na web uma troca de presentes com o juiz depois de um duelo na Arena.
“Eu me dou bem com o árbitro, eu elogio todos os árbitros, eu converso com todos os árbitros, não é só o Marcelo não. Eu critico um ou outro, mais o VAR que tem a ferramenta. Eu me dou bem com o Marcelo, brinco com o Klaus também. Tenho que ser inimigo do árbitro?”, disparou Renato, após o jogo contra o Corinthians, em declaração compartilhada pela Rádio Itatiaia.
O Grêmio, ao longo do atual Brasileirão, vem fazendo críticas severas à arbitragem brasileira. Se sentindo prejudicado, o clube reclamou depois de alguns jogos contra Botafogo, em Brasília, além de Atlético-MG, em Minas Gerais, por exemplo.
Grêmio pode repetir o time
Um fato inédito para o Grêmio no atual Brasileirão será a repetição da escalação, já que Renato deve armar a equipe contra o Palmeiras com a mesma estrutura que iniciou sexta passada diante do Fluminense. Ou seja, sem um meia com características de armação e chegada ao ataque.
Desta maneira, o Grêmio, que é o 11º colocado da tabela de classificação com 39 pontos, deve jogar logo mais contra o vice-líder com Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely, Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson; Soteldo, Braithwaite e Aravena.